POLÍCIA
Falso profeta: quadrilha fez mais de 50 mil vítimas, principalmente entre evangélicos
POLÍCIA
O grupo é composto por cerca de 200 integrantes, incluindo dezenas de lideranças evangélicas intitulados pastores, que induziam os fiéis para acreditar no discurso de que são pessoas escolhidas por Deus para receber a benção, que no caso era a quantia expressiva em dinheiro
Segundo as investigações da PCDF iniciada há mais de dois anos, o golpe pode ser considerado um dos maiores investigados no país, pois foram constatadas, como vítimas dos criminosos, pessoas de diversas camadas sociais e localizadas em quase todas as unidades da federação, estimando-se mais de 50 mil vítimas.
A operação Falso Profeta está na terceira fase e ao longo de toda a investigação quatro pessoas foram presas preventivamente e condenadas. A investigação também apontou uma movimentação superior a R$160 milhões desde 2019.
Nessa nova etapa da investigação, os policiais buscam o cumprimento de 16 mandados de busca e apreensão contra os principais membros em atividade no Distrito Federal e em seis estados: Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraná, Santa Catarina e São Paulo. Além disso, são cumpridas medidas cautelares de bloqueio de valores, bloqueio de redes sociais e decisão judicial de proibição de utilização de mídias digitais.
Crime
Para praticar o crime, os suspeitos iniciavam conversas enganosas através de redes sociais abusando da fé e crença religiosa das vítimas. Eles utilizavam uma teoria conspiratória apelidada de Nesara Gesara, para convencer as pessoas, majoritariamente evangélicas, a depositarem suas economias em falsas operações financeiras ou falsos projetos de ações humanitárias, com promessa de retorno financeiro imediato
Foram identificadas cerca de 40 empresas fantasmas e de fachada, e mais de 800 contas bancárias suspeitas. Os criminosos poderão responder, a depender de sua participação no esquema, pelos crimes de estelionato, falsificação de documentos, falsidade ideológica, lavagem de dinheiro e organização criminosa.
“CB”
POLÍCIA
Mulher tenta matar marido a facadas e é presa em flagrante pela Polícia Militar
Envolvidos tiveram uma discussão, em uma residência na Avenida Metropolitana, do bairro Santa Isabel
Uma mulher, de 28 anos, foi presa pela Polícia Militar neste domingo (2.2), após esfaquear o marido em uma casa no bairro Santa Isabel, em Cuiabá. A vítima, de 32 anos, teve um ferimento na região do pescoço e braço. O homem foi socorrido até a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do Verdão.
Conforme o boletim de ocorrência, policiais militares do 10º Batalhão foram acionados pela própria suspeita, que confessou a autoria do crime.
No local, os policiais militares se depararam com os envolvidos e os filhos menores de idade do casal. À PM, a mulher relatou que havia desferido uma facada no pescoço do marido depois de um suposto desentendimento.
A vítima apresentava também uma lesão no braço, após tentar se defender da tentativa de homicídio. Após o golpe, o homem saiu correndo do imóvel e pediu ajuda.
A suspeita ressaltou que teria trancado toda a família para dentro de casa para que não pudessem sair. A vítima foi socorrida até uma unidade de saúde. Os filhos do casal ficaram aos cuidados de um familiar da denunciada. A suspeita foi conduzida à delegacia para registro do boletim de ocorrência.
“PM MT”
-
acidente aéreo5 dias atrás
Autoridades afirmam que não há sobreviventes em acidente aéreo nos EUA
-
POLÍCIA6 dias atrás
Filha mata o pai em Unaí (MG) e liga para a PM pedindo ajuda
-
Agronegócios5 dias atrás
Plantio lento de milho no Brasil pode impactar estoques globais e favorecer EUA
-
ECONOMIA1 dia atrás
Preços Registram Alta Pela Sétima Semana Consecutiva
-
Morte5 dias atrás
PM morto em incêndio em Maceió ao salvar vidas é promovido post mortem
-
POLÍCIA6 dias atrás
Polícia Civil prende em flagrante 3 executores de incêndio criminoso em Paranatinga
-
ECONOMIA6 dias atrás
Preço do Biodiesel Cai Abaixo de R$ 6 Após 10 Semanas
-
Agronegócios6 dias atrás
Pesquisa em Silagem Busca Melhorar a Eficiência da Pecuária de Corte