CUIABÁ
Comissão de Segurança Pública do Senado aprova projeto de lei para proibir ‘saidinhas’ de presos
CUIABÁ
A Comissão de Segurança Pública do Senado aprovou, em votação simbólica, nesta terça-feira, 6, um projeto de lei que proíbe a “saidinha”, benefício que permite a saída temporária de presos em datas comemorativas. A pauta foi apresentada em consenso com os demais senadores. A matéria vai ao plenário.
A autorização é dada aos detentos que tenham cumprido ao menos um sexto da pena, no caso de primeira condenação, e um quarto, quando reincidentes. As “saidinhas” ocorrem até cinco vezes por ano e não podem ultrapassar o período de sete dias.
O projeto que está no Senado prevê também a exigência de exames criminológicos para progressão de regime penal e o monitoramento eletrônico obrigatório dos detentos que passam para os regimes semiaberto e aberto – este último prevê o cumprimento do restante da pena fora da prisão.
“Outro tema para o qual dedicaremos especial atenção será o da segurança pública”, disse. “Pretendemos colaborar para a instituição de institutos penais modernos e eficientes, capazes de conciliar o combate efetivo à violência pública com a garantia aos direitos fundamentais.”
Na sessão, não houve demais debates. Senadores discursaram em defesa da proposta. “Não é populismo penal. Esse é um benefício que realmente tem trazido problemas na execução da pena, já que os presos são soltos aos bilhares e centenas, não voltam, e alguns cometem crimes”, afirmou Sérgio Moro (União-PR). “Precisamos redimensionar o que está dando errado.”
Moro apresentou uma emenda ao relator da proposta, Flávio Bolsonaro (PL-RJ), para permitir o benefício aos presos de frequentar cursos supletivos profissionalizantes, ensino médio ou superior. A emenda foi acatada por Flávio.
-
Governadores de direita articulam para Senado acabar com ‘saidinha’ de presos ou restringi-la
-
Saidinha de presos: 3 argumentos favoráveis e 3 argumentos contrários ao fim do benefício
Para o relator, as “saidinhas” colocam a população em risco. “Ao se permitir que presos ainda não reintegrados ao convívio social se beneficiem da saída temporária, o poder público coloca toda a população em risco”, disse.
A sessão não contou com a presença de governistas. Jorge Kajuru (PSB-GO), vice-presidente da Comissão de Segurança Pública, foi o único representante presente.
A oposição, por outro lado, compareceu. Participaram da sessão o líder do PL no Senado, Carlos Portinho (RJ), o líder da oposição, Rogério Marinho (PL-RN) e até deputados da bancada da bala na Câmara, como Capitão Alden (PL-BA).
“A oposição veio maciçamente para a comissão. Significa o nosso comprometimento com a segurança pública. Isso para mim é muito importante, porque mostra a nossa unidade”, disse Marinho.
O texto aprovado é o substitutivo do relator, o então deputado federal Capitão Derrite (PL-SP), atual secretário da Segurança Pública em São Paulo.
CUIABÁ
homem é preso por maus-tratos contra a própria mãe no interior de MT
Suspeito e esposa ficaram escondidos dentro da residência durante o resgate da vítima
O suspeito de 20 anos de idade foi autuado em flagrante pelos crimes de abandono material e lesão corporal no âmbito da violência doméstica.
As diligências iniciaram após os policiais da Delegacia de Água Boa receberem denúncias de uma mulher vítima de maus-tratos praticados pelo próprio crime. Segundo informações, o filho da vítima a colocava para dormir em um colchão do lado de fora da casa, onde ela ficava sem as devidas condições de higiene pessoal e com seus pertences todos expostos ao tempo.
Com base nas informações, os policiais foram até o local, onde constataram a veracidade da denúncia, encontrando a vítima sentada do lado de fora da casa com urina e fezes em suas roupas e com vários hematomas pelo corpo. A cama e demais pertences da vítima foram localizados em uma garagem aberta, onde ela passava a noite.
A vítima de 40 anos apresentava falas desconexas e estava com uma lesão na cabeça, supostamente causada por uma queda. Diante da situação de vulnerabilidade, os policiais solicitaram o apoio da ambulância da Prefeitura Municipal que encaminhou a vítima para atendimento médico no Hospital Regional.
Ainda na residência, os policiais tentaram contato com o filho da vítima, porém sem nenhum retorno. Porém posteriormente ao resgate da vítima, os policiais receberam nova denúncia de que o filho dela e a sua esposa estavam trancados dentro da residência durante toda a ação policial.
Diante dos fatos, foi realizada a intimação para que o suspeito comparecesse à Delegacia de Água Boa, onde após ser interrogado pelo delegado Diogo Jobane, foi autuado em flagrante pelos crimes de abandono material e lesão corporal, no âmbito da violência doméstica.
-
POLÍCIA4 dias atrás
Polícia Militar adia lançamento da Operação Fim de Ano para próxima sexta-feira (13)
-
POLÍCIA3 dias atrás
Polícia apreende mais de 1,3 mil tabletes de maconha em Hilux
-
GERAL4 dias atrás
Passageira do DF é encontrada morta em aeroporto de Fortaleza
-
Acidente7 dias atrás
Motorista é atingido por barras de ferro em acidente de trânsito e fica ferido
-
AGRONEGÓCIOS7 dias atrás
Avanço das Safras de Soja e Milho no Brasil: Projeções para 2024/2025
-
Judiciário e Justiça6 dias atrás
Caso Genivaldo: Justiça condena ex-policiais da PRF
-
POLÍCIA2 dias atrás
Farmácia de Cuiabá usada para lavar dinheiro do tráfico em Sinop movimentou R$ 9 milhões em dois anos
-
POLÍCIA3 dias atrás
PM prende dois que invadiram base do Indea e balearam sargento