Condenado à prisão perpétua por matar uma mulher a facadas, brasileiro fugiu por 14 dias após escapar da prisão escalando as paredes. Homem foi encontrado deitado sobre a arma que ele havia roubado na segunda-feira (11).

Danilo Cavalcante: momento em que brasileiro é preso nos EUA após 14 dias fugindo

Publicado em

INTERNACIONAL

A Polícia da Pensilvânia detalha em coletiva de imprensa como ocorreu a captura do brasileiro Danilo Cavalcante, na manhã desta quarta-feira (13), após duas semanas de sua fuga de uma prisão no estado norte-americano. A prisão do brasileiro foi oficializada por volta de 9h25.

Governador da Pensilvânia, Josh Shapiro foi a primeira autoridade a falar sobre a ação para prender o brasileiro. Ele agradeceu o fato de que ninguém se feriu durante todos os 14 dias que sucederam a fuga do brasileiro.

“Nenhum tiro foi disparado durante a captura”, disse o governador, sobre a ação para a prisão de Danilo.

Como foi a captura

A polícia detalhou ter recebido um aviso sobre a localização aproximada em que Danilo Cavalcante estaria por volta de meia-noite desta quarta-feira e, à 1h, começara a seguir a sua movimentação.

“Cercamos a área e começamos a operar para cercá-lo de forma que ele não pudesse fugir”, afirmaram as autoridades policiais. “Ele tentou se esconder em arbustos. Tínhamos um cão farejador e deixamos que ele o encontrasse”.

Segundo a agência internacional AP, os policiais usaram câmeras térmicas para identificar o calor emitido pelo corpo de Danilo em meio aos arbustos.

Brasileiro Danilo Cavalcante é levado por policiais após ser preso — Foto: NBC/Reprodução

Brasileiro Danilo Cavalcante é levado por policiais após ser preso — Foto: NBC/Reprodução

Depois de preso, o brasileiro foragido foi levado a um instituto da polícia, onde será interrogado e seguirá posteriormente a uma prisão federal para cumprir sua sentença de prisão perpétua. Os investigadores disseram que, agora, a Justiça vai decidir se a fuga implicará em pena adicional.

Leia Também:  China anuncia suspensão de cooperação com EUA por visita de Pelosi

Um intérprete será utilizado pela polícia para conversar com Danilo sobre os dias que ele permaneceu em fuga. Há a possibilidade de ele ter recebido ajuda externa.

Danilo foi encontrado deitado sobre a arma que ele havia roubado na noite desta segunda-feira (11). Equipes da SWAT do estado da Pensilvânia o encontraram e deram voz de prisão ao brasileiro. Acredita-se que ele estava tentando se esconder naquele local após ouvir as hélices do helicóptero.

Dias em fuga

Danilo Cavalcante foi capturado nesta quarta-feira (13), 14 dias após fugir de uma prisão na Pensilvânia escalando as paredes. Uma megaoperação com 500 policiais e participação do FBI atuou em sua busca.

Nestes dias, Cavalcante conseguiu caminhar por 38 quilômetros, roubar uma van, um rifle e trocar tiros com um morador da região.

Danilo Cavalcante foi condenado à prisão perpétua por matar a ex-namorada Débora Evangelista Brandão. O crime aconteceu em abril de 2021, na cidade de Phoenixville.

Brasileiro foragido nos EUA é capturado

Brasileiro foragido nos EUA é capturado

Leia Também:  Pisa: menos de 50% dos alunos sabem o básico em matemática e ciências

 

Ao longo dos dias, as autoridades da Pensilvânia também foram subindo as recompensas para quem encontrasse Cavalcante. A mais recente delas oferecia US$ 25 mil (cerca de R$ 123 mil).

Além disso, o nome do brasileiro também foi incluído na lista de procurados da Interpol.

A fuga de Danilo também provocou a prisão da irmã dele, que mora nos Estados Unidos. As autoridades não forneceram detalhes sobre a motivação. No entanto, ela deve ser deportada.

As últimas pistas que fizeram a polícia fechar o cerco e checar mais perto do brasileiro foram:

  • Pegadas “idênticas” às dos sapatos que Cavalcante usava na prisão;
  • O caminho até uma área de floresta que ele provavelmente fez após roubar um rifle na porta da garagem de uma casa na cidade de South Coventry, a cerca de 32 quilômetros da prisão de onde fugiu.
  • A rota de fuga não-linear. Segundo a polícia, Cavalcante começou caminhando em direção ao sul da Pensilvânia, mas agora anda em direção ao norte;

 

Mapa mostra onde fica a prisão de onde o brasileiro Danilo Sousa Cavalcanti escapou — Foto: g1

Mapa mostra onde fica a prisão de onde o brasileiro Danilo Sousa Cavalcanti escapou — Foto: g1

“G1”

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

INTERNACIONAL

Manuscrito inédito sobre a vida de Jesus Cristo é descoberto por brasileiro

Publicados

em

Pesquisadores descobriram a cópia mais antiga conhecida de um evangelho sobre a infância de Jesus Cristo. O fragmento de papiro, guardado em uma biblioteca em Hamburgo, na Alemanha, foi descoberto com a participação de um brasileiro.

A publicação, feita na revista Zeitschrift für Papyrologie und Epigraphik, detalhou que, o papiro encontrado oferta uma versão ainda mais antiga do Evangelho da Infância de Tomé, que discutem os milagres de Jesus criança, mas não são aceitos como parte do cânone bíblico, o que se configura como um achado significativo para a pesquisa histórica e teológica.

Segundo os papirologistas Lajos Berkes, pesquisador do Instituto para o Cristianismo e a Antiguidade da Humboldt-Universität zu Berlin (HU), e o brasileiro Gabriel Nocchi Macedo, da Universidade de Liège, na Bélgica, o achado é o mais antigo exemplo conhecido do Evangelho da Infância de Tomé, datando de 1,6 mil anos atrás.

O fragmento, que mede cerca de 11 por 5 centímetros, contém um total de treze linhas em letras gregas, cerca de 10 letras por linha, e é originário do Egito antigo tardio. O papiro passou despercebido por quase 100 anos, pois o conteúdo era considerado insignificante.

Leia Também:  Acidente entre Corolla e carreta deixa estrada interditada

Em um comunicado, Nocchi Macedo e Berkes relatam a descoberta, e notaram a palavra “Jesus” no texto. Ao compará-lo com vários outros papiros digitalizados, decifraram letra por letra e rapidamente concluíram que não poderia ser um documento cotidiano. A história descrita no fragmento narra o “segundo milagre” de Cristo, onde o menino Jesus brincava em um riacho fazendo pardais de barro. Quando repreendido por seu pai, José, por fazer isso no sábado (dia de resguardo), a criança teria batido palmas e dado vida às figuras de lama.

“BossaNews Brasil”

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA