ATAQUES
Uso de armas ocidentais pela Ucrânica para atacar dentro da Rússia é “questão de tempo”, diz Zelenskiy
ATAQUES

(Reuters) – O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, disse nesta sexta-feira que a utilização pela Ucrânia de qualquer arma ocidental para atacar o território russo é “uma questão de tempo”.
Com menos armas e menos homens no campo de batalha, Kiev tem aumentado a pressão sobre seus aliados ocidentais para que possam lançar ataques ofensivos contra alvos militares dentro da Rússia para melhor repelir os avanços russos.
“Acho que usar qualquer arma, do tipo ocidental, no território da Rússia é uma questão de tempo. Caso contrário, não se trata apenas de paz”, disse Zelenskiy aos repórteres em uma visita a Estocolmo.
A Ucrânia tem enfatizado a urgência do uso de armas fornecidas pelo Ocidente para realizar ataques dentro da Rússia, à medida que se defende dos avanços russos na região de Kharkiv, nordeste do país.
Nesta primavera do hemisfério norte, a Ucrânia se viu em desvantagem na invasão em grande escala que já dura 27 meses, conforme enfrenta atrasos na ajuda militar dos Estados Unidos, aumento dos ataques à sua infraestrutura de energia e pressão da Rússia para expandir a linha de frente.
O presidente dos EUA, Joe Biden, autorizou discretamente Kiev a atacar alvos militares dentro da Rússia que apoiam a ofensiva na região de Kharkiv.
Zelenskiy disse que a Ucrânia “recebeu uma mensagem do lado americano no início da manhã” de sexta-feira, o que significou um “passo à frente” na defesa das pessoas em vilarejos próximos à fronteira com a Rússia. Ele não revelou detalhes adicionais sobre a comunicação com os EUA.
Zelenskiy afirmou que ainda não conhecia possíveis restrições relacionadas ao uso dos tão esperados caças F-16, mas apelou para a questão da justiça nas deliberações, dizendo que a Ucrânia deveria ser capaz de retaliar os ataques russos.
A Alemanha, outro grande aliado, sinalizou sua abertura para o uso de suas armas pela Ucrânia para atacar locais militares que alimentam os ataques na região de Kharkiv.
A França adotou uma posição semelhante, dizendo que a Ucrânia deve ter permissão para atacar as instalações militares que a Rússia está usando para atacar seu território.
(Reportagem de Anastasiia Malenko)
“MSN”


ATAQUES
Homem é atacado por cão de grande porte

é o terceiro caso registrado no DF em poucos dias. Episódios anteriores ocorreram no Lago Sul e no Gama
Na manhã desta segunda-feira (24/3), um homem de 46 anos foi atacado por um cão da raça fila brasileiro enquanto ajudava um vizinho, em Brazlândia, no Incra 07. Este é o terceiro ataque de cães de grande porte registrado no Distrito Federal em menos de uma semana, após as ocorrências no Lago Sul, na sexta-feira (21/3), e no Gama, no sábado (22/3).
As equipes do Corpo de Bombeiros (CBMDF) foram acionadas às 9h34 e enviaram duas viaturas ao local. Ao chegarem, encontraram a vítima em sua residência, com ferimentos nos pulsos e nas mãos. Após receber os primeiros socorros, o homem foi encaminhado consciente e orientado ao Hospital Regional de Brazlândia. O cachorro permaneceu sob os cuidados do tutor.
Ataques
Na sexta-feira (21/3), um pitbull atacou uma mulher e duas crianças no Lago Sul. O animal escapou de uma casa e avançou sobre as vítimas, derrubando a mulher e mordendo-a. A tutora do cachorro e outras pessoas conseguiram conter o ataque após alguns segundos.
No sábado (22/3), um pitbull atacou uma pessoa no Gama. A Polícia Militar foi chamada e, ao chegar, precisou efetuar disparos para conter o animal. O dono do pitbull não foi localizado, e o caso foi registrado na 14ª Delegacia de Polícia.
“CB”
-
POLÍTICA6 dias atrás
Moraes mantém delações de Cid e diz que pedidos de defesas beiram ‘má-fé’; acompanhe
-
POLÍTICA5 dias atrás
As avaliações do Planalto após o segundo dia de julgamento de Bolsonaro
-
POLÍTICA5 dias atrás
“Bolsonaro está bastante chateado com votos de Moraes e Dino”, diz advogado
-
POLÍTICA6 dias atrás
Valdemar Costa Neto ameaça ‘parar’ o Congresso se anistia não for votada
-
POLÍTICA5 dias atrás
Polícia Civil deflagra nova operação contra facção criminosa envolvida com movimentação milionárias em MT
-
POLÍTICA4 dias atrás
Ministros avaliam que Fux expôs colegas a ataques e sanções
-
POLÍCIA5 dias atrás
Corpo é encontrado em zona rural com sinais de espancamento
-
AGRONEGÓCIOS5 dias atrás
Safra 2025/2026 de milho no Rio Grande do Sul deve crescer quase 10%, projeta Emater