MULHER

A influência da menopausa no raciocínio, na memória e mesmo no surgimento de doenças neurológicas será debatido no Congresso Paulista de Endocrinologia e Metabologia

Publicado em

MULHER

A menopausa pode afetar a função cognitiva (que envolve memória, raciocínio, fluência verbal…) de cerca de 5% das mulheres acima dos 60 anos. Esse índice subiria para 12% depois dos 75 anos e 28% após os 85 anos, segundo uma revisão da literatura médica realizada pela endocrinologista Dolores Pardini, chefe do Ambulatório de Menopausa da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e presidente do Departamento de Endocrinologia Feminina e Andrologia da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM). Ela apresentou o assunto em um debate no XIV Congresso Paulista de Endocrinologia e Metabologia.

A menopausa é caracterizada pela cessação do fluxo menstrual. Ela marca o fim da fase fértil da mulher, e geralmente ocorre entre os 40 e 55 anos. Nesse período, há uma diminuição na concentração de estrogênio, um hormônio produzido eminentemente pelos ovários. Principalmente ao longo da chamada perimenopausa (ou climatério) — uma fase de transição —, a mulher sente ondas de calor, insônia, instabilidade do humor, dores de cabeça etc.

Além disso, certos trabalhos associam a menopausa a uma aceleração da perda de função cognitiva. “Ela abrange vários níveis, desde não lembrar um nome até a perda de fluência verbal, dificuldade de aprendizado e demência”, explica Dolores.

Leia Também:  Tratamento dado pelo Taliban às mulheres é analisado em reunião da ONU sobre direitos humanos

Claro que o envelhecimento influencia nesse contexto. No entanto, Dolores destaca que os casos de Alzheimer são quatro vezes mais comuns em mulheres, e que a curva de maior incidência começa a partir dos 50 anos, idade em que 80% do público feminino entra na menopausa.

“Isto É”

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MULHER

mulher toma choque após esbarrar em cabo de energia em Taguatinga

Publicados

em

Segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), a vítima foi atendida e com sinais vitais estáveis

Uma mulher sofreu uma descarga elétrica ao esbarrar em um cabo de energia enquanto caminhava na calçada, em Taguatinga. Câmeras de segurança gravaram o momento em que a vítima, de 56 anos, cai no chão após um clarão de luz atingir o guarda chuva que ela segurava. Desnorteada, ela rola para a pista e é ajudada por um indivíduo que passava de carro. O acidente ocorreu na manhã desta sexta-feira (14/3).

Segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), a mulher foi atendida e levada para o Hospital Regional de Taguatinga (HRT).

O cabo que causou o ocorrido pertence à empresa Neoenergia, que, procurada pela redação, afirmou que está apurando o que aconteceu e que mandou equipes ao local. “Lamentamos a ocorrência e daremos todo o apoio necessário à vítima, que foi encaminhada ao hospital em estado estável”, completou.

“CB”

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Homem quase é linchado após atirar na barriga da ex-mulher que não queria relatar relacionamento
Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA