Meio Ambiente

Quente? Onda de calor não vai embora tão cedo, diz previsão

Publicado em

Meio Ambiente

Nesta época do ano, o calor costuma ser menos intenso devido à menor incidência de radiação solar e aos dias mais curtos

Por Gabriel Azevedo 

Desde o último dia 22 de abril, o Brasil enfrenta uma onda de calor fora do comum, e as previsões indicam que essa condição se estenderá até pelo menos o dia 10 de maio de 2024.

  • Impactos

No sábado, Cuiabá, no Mato Grosso, registrou uma temperatura impressionante de 37,2°C.

Já no Rio de Janeiro, Jacarepaguá marcou 36°C e Diamante do Norte, no Paraná, alcançou 35,3°C, segundo dados do Inmet.

No domingo, a situação se repetiu, com o Rio de Janeiro novamente liderando o ranking das temperaturas mais altas do país, com diversas regiões superando os 38°C.

Calor

Essa é a quarta onda de calor a atingir o Brasil recentemente e ela promete se intensificar ainda mais, persistindo até o dia 10 de maio.

O sistema de alta pressão em médios níveis da atmosfera continua bloqueando o avanço das chuvas sobre as áreas afetadas, além de intensificar a circulação do ar, o que impede a formação de nuvens de chuva intensas e eleva ainda mais as temperaturas.

Leia Também:  Criança indígena morre após ataque de jacaré

Nesta época do ano, o calor costuma ser menos intenso devido à menor incidência de radiação solar e aos dias mais curtos.

No entanto, essa onda de calor está trazendo temperaturas típicas de verão para o outono brasileiro, desafiando as expectativas climatológicas usuais para o mês de maio.

Recomendações

O Inmet alerta para os riscos à saúde que a onda de calor pode causar, como desidratação, exaustão e insolação.

  • Beber bastante água ao longo do dia, mesmo que não sinta sede
  • Evitar atividades físicas ao ar livre nos horários mais quentes do dia (entre 10h e 16h)
  • Usar roupas leves e frescas de cores claras
  • Manter as casas ventiladas
  • Cuidar dos idosos, crianças e pessoas com problemas de saúde, que são os grupos mais vulneráveis aos efeitos do calor

“Canalrural”

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Meio Ambiente

Homem é preso por transporte ilegal de pescado na região de Santo Antônio do Leverger

Publicados

em

Um homem que estava transportando pescado ilegal em seu veículo foi preso em flagrante nesta terça-feira (13.02), em mais uma ação da Operação Transporte Zero, deflagrada pela Secretaria Especializada de Meio Ambiente (Sema) com apoio da Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema). 

O suspeito, de 61 anos, foi autuado em flagrante pelo crime ambiental de transportar espécimes proibidos, previsto no artigo 34 da Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98). 

Durante diligências terrestre na estrada vicinal de acesso à comunidade Barranco Alto no município de Santo Antônio do Leverger, as equipes abordaram um veículo Chevrolet Cruze. Em buscas no interior do veículo, foram encontrados nove exemplares de piraputanga (aproximadamente 3,75 quilos). 

Diante dos fatos, foi realizada a apreensão do pescado e a condução do motorista para a Central de Flagrantes de Cuiabá para as providências cabíveis.

PJC/MT
COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Justiça espanhola analisa se Dani Alves poderá deixar a prisão
Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA