Arte e Cultura
Peça que retrata Jesus como transexual lota teatro em Brasília e deve se espalhar pelo país
No espetáculo, Jesus é uma mulher trans
Arte e Cultura
No palco, um cenário simples: uma mesa, flores vermelhas, uma jarra com água, velas ainda não acesas e até mesmo uma lata do refrigerante “Guaraná Jesus”. Vinho? Somente no final, em pequenos cálices, para os espectadores que aplaudiram longamente – e de pé. Sobre o tablado, uma atriz que lotou o Teatro da Caixa Cultural, em Brasília, em plena noite de segunda-feira (28).
Renata Carvalho deu voz e vida, de maneira comovente, ao monólogo “O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu” e se tornou a primeira travesti a encenar uma montagem no festival Cena Contemporânea. O festival está na 18ª edição.
A peça, dirigida por Natalia Mallo e traduzida do texto original da inglesa Jo Clifford, foi apresentada nesta segunda (28), mas novas encenações estão marcadas para ocorrer nesta terça (29) em Taguatinga, na quarta (30) em Ceilândia, e na quinta (31), no Gama, encerrando a participação no Festival Internacional de Teatro de Brasília de 2017.
“Ter uma personagem trans interpretada por uma atriz trans faz diferença sim”, disse Renata Carvalho, ao fim da montagem.
No espetáculo, poético e envolvente, Jesus é uma mulher trans que remonta aos ensinamentos seculares para enaltecer mulheres, homossexuais, garotas de programa e outros excluídos.
A “ferramenta”, neste caso, são os ensinamentos de amor, empatia e respeito.
A intolerância e a exclusão da pessoa trans são motes da fala da personagem, que atenta o espectador para a não aceitação e para a sexualização dos corpos dessas pessoas. O tema é abordado no rebuscado texto da obra – ainda que gere risadas fáceis da plateia, quando a atriz apela para o humor desbocado das gírias LGBT.
Os pronomes e adjetivos são colocados no feminino, até mesmo para a figura de Deus. Renata domina a plateia do alto do palco, e também caminhando por entre as fileiras de assentos, como um pregador que orienta seus fiéis sobre preceitos essenciais na condição da vida humana.
O sermão, entretanto, é relaxado: batidas de funk e trocas de figurino são os momentos de respiro em quase uma hora de espetáculo. Ao longo desse tempo, a atriz relaciona as mais variadas parábolas bíblicas aos casos de intolerância, desrespeito e preconceito enfrentados pela população trans.
Fonte: Ciberia
Arte e Cultura
Grupo nacional Conexão Boys faz show nesse sábado na Styllus Club em Sinop
Da Redação
O grupo nacional de piseiro, Conexão Boys vai se apresentar nesse sábado (5) na casa de shows Styllus Club em Sinop, a 480 km de Cuiabá. Dois vocalistas, Emerson Play e Cleiton Mattos, acompanhados de banda, dançarinos e backing-vocals, prometem botar a galera para dançar muito.
O show faz parte da Turnê Brasil 2025. Em Mato Grosso, quase todos os finais de semana do mês de julho terão a apresentação dos artistas; Sorriso (MT) os recebe dia 13 na Festrilha, um evento tradicional da cidade, dia 18 estarão em Peixoto de Azevedo no Parque de Vaquejada J. Lima, além de outras apresentações no Estado.
O show
O Conexão Boys disse à nossa reportagem que o show tem duas horas e quinze minutos de duração. Conforme o vocalista Emerson play, a formatação é energizante e interativa, “é um prazer estar em Sinop para essa apresentação, queremos levar o melhor de nosso repertório nesse sábado lá na STYLLUS CLUB e também fazer todo mundo balançar ao ritmo do melhor do piseiro, seresta e arrocha.” O vocalista Cleiton Matos disse que o piseiro está ganhando o gosto popular em todo o Brasil, “ por onde passamos, observamos que há diversas casas de shows grandes e médias que estão levando o piseiro como uma nova onda musical no país. Estados como São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo tem inúmeras casas de shows e todas lotam, quando levam artistas do piseiro. As bandas do gênero não conseguiram atender à todas as demandas nessas festas juninas e julhinas, tamanha é a procura,” disse.
História na música
Desde pequena, essa galera já gostava de músicas e demonstrava ter talento, tanto com instrumentos musicais, quanto com o canto. Começaram a cantar dance music em 2000 em Rio Branco (AC) e não pararam. Alguns anos depois, passaram a trabalhar nas suas próprias canções. Uma dessas canções, “A Estrela Da Festa”, foi o grande destaque do álbum de estreia do Conexão Boys, produzido por “Mr. Sidy.” Com letras baseadas no cotidiano, como festa, amizade e namoro, e uma sonoridade bem produzida.
Deram nome ao álbum “Conexão Boys é top!” por fazer de cada hit, um sucesso. O Grupo Já bombou no norte, centro-oeste, sul e sudeste; passou por (SP, RS, SC, PR, MT, RO, AM, PA, AC) com shows lotados e totalmente eletrizantes. Em 2025 chegam com “Bora pro piseiro” – músicas alegres e dançantes, inspiradas no ritmo elétrico do piseiro. O Grupo, atualmente radicado em São Paulo, é uma turma carismática que ama o que faz, sempre com shows super atualizados e repertórios vibrantes que fazem a galera sair do chão.
Redes sociais
Instagram: / conexaoboysoficial
-
POLÍCIA7 dias atrásPolícias Civis do RN e de MT cumprem mandados contra autor de extorsão cibernética em Cuiabá
-
POLÍCIA7 dias atrásHomem é preso suspeito de matar professora em cidade de MT
-
POLÍCIA7 dias atrásPolícia frustra fuga de advogados em VG; um ameaça agentes
-
POLÍCIA7 dias atrásCPI do INSS votará acareação com Careca do INSS e prisão de cinco pessoas
-
MOBILIDADE7 dias atrás
Deputado Max Russi entrega motocicletas a agentes de saúde e endemias em Novo São Joaquim
-
POLÍCIA7 dias atrásCrédito rural sustentável registra queda no 1º trimestre do Plano Safra 2025/2026, alerta Agroicone
-
POLÍCIA3 dias atrásDois homens são presos pela Polícia Militar por tráfico de drogas em Barra do Garças
-
POLÍCIA2 dias atrásPolícia prende bando envolvido com tráfico e torturas em MT


