Turismo
Veja vídeo – Conheça o Complexo Arqueológico de Sondor no Peru
Turismo
O Peru tem atrações turísticas que vão muito além de Machu Picchu (O complexo arqueológico de Sondor, também chamado de Centro Cerimonial de Sondor, e inicialmente conhecido, pelos cronistas, como Local Inca. Está localizado no distrito de Pacucha, na província de Andahuaylas em Apurímac. Sondor está a uma altitude aproximada de 3.500 metros acima do nível do mar, ocupa uma média de 10 hectares e teria sido construída com o propósito de ser um Centro Religioso, ele fica localizado cerca de 30km de Andahuaylas)
Reportagem: Geovane Barros
Imagens: Adelmo Lima
Assista ao vídeo
Turismo
Autorização de viagem para menores de 16 anos poderá ser feita online
A partir de segunda-feira (2), os pais poderão emitir pela internet uma autorização para que seus filhos menores de 16 anos possam viajar sozinhos em voos nacionais.
O novo procedimento foi regulamentado neste ano pela Corregedoria Nacional de Justiça e implementado pelo Colégio Notarial do Brasil, que congrega mais de 9 mil cartórios espalhados pelo país.
Até agora, para que um menor de 16 anos pudesse viajar desacompanhado era necessário preencher um formulário em papel, que deveria ser assinado e ter firma reconhecida em cartório, para depois poder ser apresentado às empresas de transportes.
Agora, a Autorização Eletrônica de Viagem (AEV) permite realizar o procedimento inteiramente online, por meio da plataforma e-Notariado, que dispensa o comparecimento ao cartório para diversos serviços.
Na plataforma, os pais poderão realizar uma videoconferência com o notário, que após confirmar a autorização para a viagem, por prazo ou por trecho apontado. Um QR Code para verificação será então emitido e poderá ser apresentado nos guichês das companhias aéreas pelo celular ou impresso em papel.
Por essa via, a autorização poderá ser cancelada a qualquer momento pelos pais ou responsáveis, e o QR Code deixa de funcionar.
Nesse primeiro momento, a opção pela Autorização Eletrônica de Viagem (AEV) é disponibilizada apenas para as viagens aéreas nacionais. A previsão, contudo, é que a facilidade seja ampliada para voos internacionais e meios rodoviários e hidroviários, embora ainda não haja prazo para a expansão.
Desde 2011 a autorização de viagem para menores pode ser feita extrajudicialmente, diretamente nos cartórios, após uma regulamentação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Nos casos mais complexos, com conflito entre os pais, por exemplo, pode ser necessário uma decisão judicial para permitir o embarque.
“Agência Brasil”
-
SAÚDE5 dias atrás
Brasileira mordida por macaco tem reação alérgica e volta ao Brasil
-
POLÍTICA5 dias atrás
Trump diz que foi “salvo por Deus para tornar a América grande novamente”
-
Agronegócios5 dias atrás
Preocupação com os Pedidos de Recuperação Judicial no Agronegócio Aumenta em 2024
-
POLÍTICA3 dias atrás
Zema deveria me trazer um troféu, diz Lula sobre dívida dos estados
-
POLÍCIA4 dias atrás
Bando de assaltantes de banco tinha R$ 320 mil em espécie
-
SAÚDE4 dias atrás
Empregada baleada passa por segunda cirurgia, mas quadro ainda é grave
-
POLÍTICA24 horas atrás
Bolsonaro recua sobre lançamento de Michelle à Presidência em 2026
-
Agronegócios4 dias atrás
A Evolução dos Defensivos Biológicos nas Lavouras Brasileiras: Do Químico à Sustentabilidade