POLÍTICA
Quaest divulga pesquisa sobre popularidade do governo Lula nesta quarta (8)
POLÍTICA
O Instituto Quaest divulga nesta quarta-feira (8) uma pesquisa trazendo uma nova avaliação do governo Lula (PT). A sondagem ouviu presencialmente 2 mil pessoas em todo o Brasil, com 16 anos ou mais, entre os dias 2 e 5 de outubro, e foi encomendada pela Genial Investimentos.
A consultoria divulga também uma avaliação dos entrevistados sobre o que o presidente Lula deve fazer na relação com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. É o primeiro levantamento realizado após o encontro entre os dois presidentes na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), embora não capte a repercussão do telefonema entre os dois nesta segunda (5).
Pesquisa sobre a disputa presidencial
Já na quinta-feira (9), aundo turno testados pelo instituto. Ele superava Tarcísio de Freitas (Republicanos), Ratinho Jr. (PSD), Ronaldo Caiado (Unão Brasil), Ciro Gomes (PDT), Eduardo Leite (PSD), Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Michelle Bolsonaro (PL).
POLÍTICA
FICCO/ES deflagra operação contra facções criminosas no Espírito Santo
Operação Scriptor investiga advogado que atuava como mensageiro para lideranças presas
ila Velha/ES. A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Espírito Santo (FICCO/ES) deflagrou, na manhã desta terça-feira (14/10), a Operação Scriptor para desarticular a comunicação entre lideranças de facções criminosas presas e seus comparsas.
Foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão e cinco de prisão temporária. Outros quatro investigados são considerados foragidos.
Um advogado havia sido suspenso do exercício da advocacia por decisão judicial proferida durante a Operação Recado Reverso, deflagrada em 2024, que investigou a atuação de advogados na transmissão de ordens e mensagens entre lideranças criminosas e seus subordinados. Apesar da proibição expressa, ele continuou realizando atendimentos jurídicos a detentos em unidades prisionais, em descumprimento de medida cautelar judicial.
Em 2025, durante ação de monitoramento, o advogado foi conduzido para a lavratura de Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) após ser flagrado prestando atendimento jurídico a presos. Na ocasião, foram apreendidos aparelhos celulares, manuscritos, a carteira da OAB e outros materiais relacionados à atividade ilícita.
A análise do material apreendido revelou que o advogado mantinha comunicação ativa com ao menos quatro lideranças criminosas, funcionando como mensageiro e articulador externo. Por meio de suas ações, ele viabilizava a transmissão de ordens estratégicas e a coordenação das atividades ilícitas.
Participou da ação a Polícia Penal do Espírito Santo.
Os presos foram encaminhados ao sistema prisional e, assim como os demais investigados, poderão responder pelos crimes de organização criminosa e colaboração com o tráfico de drogas.
A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Espírito Santo (FICCO/ES), coordenada pela Polícia Federal (PF), é composta pelas Polícias Militar (PMES) e Penal (PPES), pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), e pelas Guardas Municipais de Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica e Viana.
-
MUNDO7 horas atrásNúmero de mortes em megaoperação do Rio é 650% maior que média diária de letalidade policial no Brasil
-
MUNDO6 horas atrásMais de 70 corpos são achados após ação no Rio; mortos somam 132. Veja vídeo
-
POLÍCIA5 horas atrásLula ficou surpreso com falta de informações ao governo federal sobre megaoperação, diz Lewandowski


