POLÍTICA
Lula anuncia conclusão do acordo Mercosul-UE após mais de 20 anos de negociação
POLÍTICA
Petista fez do acordo uma de suas bandeiras diplomáticas, buscando retomar o protagonismo do Brasil na liderança do Mercosul
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta sexta-feira (6/12) a conclusão das negociações do aguardado acordo entre o Mercosul e a União Europeia, encerrando um processo que se arrastava há mais de duas décadas. A declaração foi feita através de suas redes sociais.
O pacto entre Mercosul bloco formado por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai e União Europeia começou a ser discutido no início dos anos 2000. No entanto, as negociações enfrentaram sucessivos entraves, principalmente em questões ambientais, protecionismo agrícola e regras de mercado.
Com a conclusão anunciada por Lula, o acordo promete abrir novas possibilidades comerciais e econômicas para os países integrantes. Os detalhes específicos ainda não foram divulgados, mas a expectativa é de que ele facilite o acesso a mercados estratégicos, reduza barreiras tarifárias e crie um ambiente mais favorável para investimentos e trocas comerciais.
Papel do Brasil nas negociações
Desde o início de seu mandato, o presidente Lula vinha sinalizando sua intenção de priorizar a política externa e reforçar a posição do Brasil no cenário internacional. O presidente fez do acordo uma de suas bandeiras diplomáticas, buscando retomar o protagonismo do país na liderança do Mercosul.
A conclusão das negociações é vista como um importante trunfo para a administração Lula, especialmente diante do cenário global de tensões econômicas e a necessidade de maior integração entre as nações.
“CB”
POLÍTICA
Bolsonaro recua sobre lançamento de Michelle à Presidência em 2026
Ex-presidente vem dando entrevistas nos últimos dias com declarações que colocam Michelle no centro dos holofotes
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) recuou em relação ao lançamento da candidatura de sua esposa, Michelle Bolsonaro, à Presidência nas eleições de 2026.
O recuo veio após uma entrevista de Bolsonaro, em que o ex-presidente cita Michelle como possível nome para a Presidência em 2026. Questionado, o ex-mandatário afirmou que falou “no campo das ideias” e usou “ironia”.
Logo depois, reafirmou que Michelle deve ser candidata sim em 2026, mas ao Senado.
Bolsonaro ainda disse que sua esposa teve um ganho expressivo de popularidade ao viajar para os Estados Unidos para participar da posse de Donald Trump e disse que a considera “um bom nome, com chance de chegar” no Planalto. Ele inclusive sugeriu que ela o indicasse à Casa Civil.
“CB”
-
SAÚDE5 dias atrás
Brasileira mordida por macaco tem reação alérgica e volta ao Brasil
-
POLÍTICA5 dias atrás
Trump diz que foi “salvo por Deus para tornar a América grande novamente”
-
Agronegócios5 dias atrás
Preocupação com os Pedidos de Recuperação Judicial no Agronegócio Aumenta em 2024
-
POLÍTICA3 dias atrás
Zema deveria me trazer um troféu, diz Lula sobre dívida dos estados
-
POLÍCIA4 dias atrás
Bando de assaltantes de banco tinha R$ 320 mil em espécie
-
SAÚDE4 dias atrás
Empregada baleada passa por segunda cirurgia, mas quadro ainda é grave
-
POLÍTICA1 dia atrás
Bolsonaro recua sobre lançamento de Michelle à Presidência em 2026
-
Agronegócios4 dias atrás
A Evolução dos Defensivos Biológicos nas Lavouras Brasileiras: Do Químico à Sustentabilidade