POLÍCIA

Fábrica da BYD na Bahia tem denúncia de agressões e maus tratos a operários

Publicado em

POLÍCIA

A fábrica da BYD em Camaçari, na Bahia, está sendo investigada pelo Ministério Público do Trabalho da Bahia (MPT-BA) após denúncias de condições de trabalho degradantes e agressões físicas a trabalhadores. A acusação, veiculada em reportagem da Agência Pública, destaca situações envolvendo principalmente operários chineses contratados por empresas terceirizadas responsáveis pelas obras. Procurada pelo UOL Carros, a montadora admitiu problemas e anunciou mudanças no local

Segundo a reportagem da Pública, operários estrangeiros enfrentam jornadas de até 12 horas diárias, todos os dias da semana, sem equipamentos de proteção individual (EPIs) adequados. Em algumas ocasiões, trabalhadores foram vistos bebendo diretamente de poças devido à falta de acesso a água potável

Segundo as denúncias, trabalhadores não teriam acesso à água potável

Segundo as denúncias, trabalhadores não teriam acesso à água potável

Imagens e vídeos obtidos pela agência mostram ainda episódios de agressão física, com relatos de superiores aplicando socos e pontapés nos operários. As condições de alojamento foram descritas como precárias: espaços mal iluminados e sujos e sem limpeza diária nos banheiros.

Ainda foi relatado que a pressão para cumprimento de prazos seria intensa, com episódios de violência sendo usados como forma de disciplina.

Leia Também:  Pesquisa Quaest: governo Lula é aprovado por 52% e desaprovado por 47%

Investigações em andamento

O Ministério Público do Trabalho confirmou ao UOL Carros que abriu um inquérito para apurar as denúncias, incluindo as condições de trabalho e os relatos de agressão. Uma inspeção foi realizada em 11 de novembro na planta, com a presença de um procurador e da Polícia Federal.

Entre as medidas solicitadas pelo MPT à BYD e às três empresas contratadas por ela para realizar a obra estão a apresentação de contratos de trabalho, vistos de trabalhadores estrangeiros, planos de prevenção de acidentes e relatórios sobre saúde ocupacional

De acordo com o procurador Bernardo Guimarães, “as informações colhidas até o momento apontam para a necessidade de correção de procedimentos relativos ao meio ambiente de trabalho, para garantir a saúde e a segurança dos empregados”

Flagras de trabalhadores em condições precárias foram enviadas ao MPT-BA

Flagras de trabalhadores em condições precárias foram enviadas ao MPT-BA

“UOL”

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

POLÍCIA

PM é baleado em confronto com ladrão que invadiu empresa

Publicados

em

PM é baleado em confronto com ladrão que invadiu empresa

PM é baleado em confronto com ladrão que invadiu empresa

O caso aconteceu em Rondonópolis; homem já havia invadido mesmo local no dia anterior

Um policial e um suspeito de furtos ficaram feridos durante um confronto na noite da última quinta-feira (12), em uma empresa em Rondonópolis (215 km de Cuiabá).

Segundo informações da Polícia Militar, o policial estava de folga e trafegava nas proximidades da Avenida Fernando Corrêa, quando foi abordado por um homem pedindo ajuda após ser presenciar uma empresa sendo furtada.

Ao verificar o que estava acontecendo, o policial encontrou um casal cometendo o crime.

O homem, de identidade não revelada, não acatou a ordem de parada e começou a lutar com o policial. Diante do embate, a arma do PM disparou, atingindo a perna esquerda do suspeito e o pé direito do policial.

Uma equipe do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foi acionada e encaminhou os feridos para uma unidade de saúde.

Segundo informações do 5º Batalhão da Polícia Militar, a empresa onde o crime ocorreu havia sido furtada no dia anterior pelo mesmo homem. Imagens de câmeras de segurança flagraram a ação. Na gravação, ele aparece andando no interior do estabelecimento enquanto carregava diversos objetos nos braços. Logo em seguida, ele sai do local com os produtos.

Leia Também:  Padrasto é preso suspeito de abusar de enteada de 12 anos em Sinop

Após diligências, os agentes de segurança constataram que o suspeito possuía diversas passagens criminais por roubo, furto e receptação.

“Midia News”

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA