Eles participam da posse da diretoria executiva dos dirigentes municipais de Educação

Mendes acompanha agenda do ministro da Educação em Cuiabá

Publicado em

CUIABÁ

O governador Mauro Mendes acompanha a agenda do ministro da Educação, Camilo Santana, que vem a Cuiabá nesta quarta-feira (09).

Eles participam da posse da diretoria executiva dos dirigentes municipais de Educação para o biênio 2023/2025.

Mendes e Camilo estarão no Centro de Eventos do Pantanal a partir das 9h. A posse ocorrerá durante o 19º Fórum Nacional, promovido pela União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime) com o apoio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

No evento, estarão reunidos dirigentes, gestores e técnicos de Educação, que vão debater assuntos estruturantes da educação pública brasileira em formato de conferências, mesas-redondas e oficinas.

“Mídia News”

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  PREFEITO MANINHO PONTUA NA CÂMARA AÇÕES IMPORTANTES DESENVOLVIDAS NOS PRIMEIROS 6 MESES DE GESTÃO
Propaganda

CUIABÁ

Comissão de Segurança Pública do Senado aprova projeto de lei para proibir ‘saidinhas’ de presos

Publicados

em

A Comissão de Segurança Pública do Senado aprovou, em votação simbólica, nesta terça-feira, 6, um projeto de lei que proíbe a “saidinha”, benefício que permite a saída temporária de presos em datas comemorativas. A pauta foi apresentada em consenso com os demais senadores. A matéria vai ao plenário.

A autorização é dada aos detentos que tenham cumprido ao menos um sexto da pena, no caso de primeira condenação, e um quarto, quando reincidentes. As “saidinhas” ocorrem até cinco vezes por ano e não podem ultrapassar o período de sete dias.

Senadores Jorge Seif, Eduardo Girão e Sérgio Moro; oposição compareceu à comissão para apoiar projeto contra ‘saidinha’ de presos Foto: Geraldo Magela/Agência Senado© Fornecido por Estadão

O projeto que está no Senado prevê também a exigência de exames criminológicos para progressão de regime penal e o monitoramento eletrônico obrigatório dos detentos que passam para os regimes semiaberto e aberto – este último prevê o cumprimento do restante da pena fora da prisão.

Na cerimônia de retorno das atividade do Congresso, realizada nesta segunda-feira, 5, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), sinalizou que a Casa daria atenção especial à pauta de segurança pública.

“Outro tema para o qual dedicaremos especial atenção será o da segurança pública”, disse. “Pretendemos colaborar para a instituição de institutos penais modernos e eficientes, capazes de conciliar o combate efetivo à violência pública com a garantia aos direitos fundamentais.”

Leia Também:  Mulher morre em acidente envolvendo três veículos em Cuiabá

Na sessão, não houve demais debates. Senadores discursaram em defesa da proposta. “Não é populismo penal. Esse é um benefício que realmente tem trazido problemas na execução da pena, já que os presos são soltos aos bilhares e centenas, não voltam, e alguns cometem crimes”, afirmou Sérgio Moro (União-PR). “Precisamos redimensionar o que está dando errado.”

Moro apresentou uma emenda ao relator da proposta, Flávio Bolsonaro (PL-RJ), para permitir o benefício aos presos de frequentar cursos supletivos profissionalizantes, ensino médio ou superior. A emenda foi acatada por Flávio.

  • Governadores de direita articulam para Senado acabar com ‘saidinha’ de presos ou restringi-la
  • Saidinha de presos: 3 argumentos favoráveis e 3 argumentos contrários ao fim do benefício

Para o relator, as “saidinhas” colocam a população em risco. “Ao se permitir que presos ainda não reintegrados ao convívio social se beneficiem da saída temporária, o poder público coloca toda a população em risco”, disse.

A sessão não contou com a presença de governistas. Jorge Kajuru (PSB-GO), vice-presidente da Comissão de Segurança Pública, foi o único representante presente.

Leia Também:  PREFEITO MANINHO PONTUA NA CÂMARA AÇÕES IMPORTANTES DESENVOLVIDAS NOS PRIMEIROS 6 MESES DE GESTÃO

A oposição, por outro lado, compareceu. Participaram da sessão o líder do PL no Senado, Carlos Portinho (RJ), o líder da oposição, Rogério Marinho (PL-RN) e até deputados da bancada da bala na Câmara, como Capitão Alden (PL-BA).

“A oposição veio maciçamente para a comissão. Significa o nosso comprometimento com a segurança pública. Isso para mim é muito importante, porque mostra a nossa unidade”, disse Marinho.

O texto aprovado é o substitutivo do relator, o então deputado federal Capitão Derrite (PL-SP), atual secretário da Segurança Pública em São Paulo.

“Estadão”
COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA