Por: Joel Teixeira
A matéria publicada na quinta-feira, (31/08) pelo site TV Notícias, sobre os R$ 18 milhões gastos em 6 meses com a folha de pagamento de funcionários da Prefeitura Municipal de Colíder, a 648 km de Cuiabá, cujo título é “Colíder: Prefeito Noboru gasta R$ 18 milhões com folha e saída será demissões” na qual há alerta de órgãos de fiscalização sobre as despesas que já correspondem a 51,37% da receita; sendo que o limite é de 54%, segundo a LRF ( Lei de responsabilidade fiscal). Houve grande repercussão popular, pois o veículo de comunicação TV Notícias é hoje um dos sites com maior credibilidade e acessos no Norte de Mato Grosso.
Quem não gostou nada do que leu, foram os funcionários públicos municipais concursados, eles se sentiram ofendidos com uma fala do Secretário Municipal de Planejamento Fazenda e Administração, Vanderlei Borges, em que ele faz uma comparação sobre alguns concursados que ganham entre R$ 5mil e R$ 7 mil e são “acomodados” e contratados que segundo o secretário, ganham R$ 2mil mas trabalham com mais eficiência. Veja trecho da entrevista:
Joel Teixeira : Por que houve essa oneração ?
Vanderlei Borges: A gestão anterior teve 5 milhões de receitas acima do orçado enquanto esse ano a tendência é de 3 milhões a menos do que o orçado. O problema não está no gasto e sim nas receitas em decorrência da queda nas arrecadações estadual e federal.
O índice de comissionados sobre a folha total é de 11,5% enquanto é comum de 25 a 30% na maioria das prefeituras. Os planos de carreiras dos concursados é insustentável. É preciso coragem política para readequá-los
A folha subiu 11% com os RGAs e Progressões de carreira a receita caiu 4.5%, enquanto alguns profissionais ganham entre R$ 5mil e R$ 7mil reais como concursados e acomodados, outros nomeados estão fazendo o mesmo serviço com mais eficiência por R$ 2 mil na condição de nomeados. Estes serão sacrificados primeiro por força da LRF.
A fala de Vanderlei Borges caiu como uma bomba. Revoltados, os funcionários públicos concursados lançaram uma nota de repúdio contra as declarações do secretário e em ofício à nossa redação, pediu para que seja publicada. Leia trecho da nota e em seguida a publicação completa:
“O Secretário que alega não ter tempo de dialogar com classe, mas, poderia sacrificar o tempo que gasta em veicular matéria que só denigre ainda mais a imagem desta gestão que já conseguiu ficar desgastada com servidores públicos e isso reflete na sociedade como um todo. O Gestor poderia melhorar muito se demitisse secretários capazes de atos tão irresponsáveis como esses do Senhor VANDERLEI APARECIDO BORGES DA SILVA.
O SINSPUMCOL tomará todas as medidas cabíveis para que essa situação jamais se repita e esperamos que o prefeito tome providencias que o caso requer.”
LEIA NOTA NA ÍNTEGRA:
NOTA DE REPÚDIO AO SECRETÁRIO MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO, FAZENDA E ADMINISTRAÇÃO, DO MUNICIPIO DE COLÍDER-MT.
O SINSPUMCOL – SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE COLÍDER, inscrito no CNPJ nº 32.946.055/0001 – 85, neste ato representado pelo seu presidente Senhor, JOSÉ MARIA CARDOSO FILHO, brasileiro, solteiro, portador da Cédula de Identidade Rg. nº 2954547-1 SESP/MT, inscrito no CPF/MF nº 459.042.351-00, residente e domiciliado da Av. Tancredo Neves nº 988, Setor Norte, na cidade e comarca de Colíder-MT, email – [email protected], Tel. (66) 99636-4253 e (66) 98427-7989, vem a público REPUDIAR as atitudes e a postura do SECRETÁRIO MUNICIPAL DE PLANEJAMENTO, FAZENDA E ADMINISTRAÇÃO, senhor VANDERLEI APARECIDO BORGES DA SILVA, no exercício do cargo de Secretário para dirigir a pasta de Planejamento do Município de Colíder-MT, tem se mostrado arrogante na sua maneira de se relacionar com a categoria, demonstrando total desprezo e desrespeito para com os servidores concursados desta municipalidade.
ENTENDAM O CASO.
Os servidores públicos foram chamados de “acomodados” DE FORMA GENERALIZADA pelo Secretário em entrevista publicada no Site TV Notícias, e nas redes sociais, matéria intitulada “Colíder: Prefeito Noboru gasta R$ 18 milhões com folha e saída será demissões”.
Os servidores públicos municipais de Colíder são profissionais imprescindíveis para a sociedade e, por esse motivo, devem ser tratados de maneira exemplar e com profundo respeito por parte dos gestores. Infelizmente o que se constata com relação aos referidos servidores é o total descaso e desrespeito a essa categoria.
Lembramos que os servidores públicos têm o dever de servir bem a nossa comunidade. Por esse motivo é que os gestores atuem e cobrem de seus coordenados sobre a importância de seu papel social, principalmente dos secretários que são cargos de confiança.
Cabe aos gestores atuarem com competência, respeito, dando bons exemplos, assim ter condições morais de cobrar a postura de seus coordenados. Esquece o secretário que o INCHAÇO NA FOLHA DE PAGAMENTO não é CULPA DOS SERVIDORES efetivos, e sim o montante de contratações de servidores nomeados com cargos de confiança como é o caso do nobre secretario. Tudo isso ficou evidenciado na matéria do Site TV Notícias.
Lembramos o “nobre” secretário que ele não pode e não deve fazer criticas aos salários dos servidores efetivos que recebem como mencionou o secretario, pois, os mesmos prestaram concurso público e galgaram as vantagens dos cargos por merecimento, pois se dedicaram horas e horas, meses e anos, debruçados em livros e estudos, SACRIFICANDO MUITAS VEZES O CONVÍVIO COM A FAMÍLIA para se dedicarem à sociedade, e por este esforço conquistaram o aperfeiçoamento e a promoção na carreira, garantida pelos planos de cargos e salários vigentes. Contudo, cabe o atual gestor fazer um aproveitamento destes servidores de maneira inteligente e competente e não inchar a folha de pagamento com os contratados e nomeados para ficarem bem na fita.
Essa situação é uma afronta e uma total desvalorização dos servidores públicos efetivos, no qual não vamos entrar no mérito das contratações e nomeações por um valor inferior, pois, os pais têm mais de 12 milhões de desempregados e Colíder não está fora desta maldita estatística, lógico que as pessoas aceitam um cargo ganhando bem menos que o valor de mercado ou da categoria.
Essa maneira de agir do secretário Senhor VANDERLEI APARECIDO BORGES DA SILVA é uma forma de intimidação, terrorismo psicológico que desqualifica e deixa sem razão a atual gestão e que certamente aguçará mais ainda o sentimento de repúdio dos servidores efetivos e, por conseguinte, os servidores de todos os outros órgãos públicos com essa gestão omissa e descompromissada com a valorização dos servidores públicos.
Sempre ouvimos dizer que as palavras até convencem, mas os exemplos arrastam. Esse é um pensamento que todo gestor deve ter em mente em seu dia-a-dia, caso tenha a intenção de liderar o processo de desenvolvimento de políticas públicas no seu município.
O Secretário que alega não ter tempo de dialogar com classe, mas, poderia sacrificar o tempo que gasta em veicular matéria que só denigre ainda mais a imagem desta gestão que já conseguiu ficar desgastada com servidores públicos e isso reflete na sociedade como um todo. O Gestor poderia melhorar muito se demitisse secretários capazes de atos tão irresponsáveis com esses do Senhor VANDERLEI APARECIDO BORGES DA SILVA.
O SINSPUMCOL tomará todas as medidas cabíveis para que essa situação jamais se repita e esperamos que prefeito tome providencias que o caso requer.
Colíder-MT; 31 de agosto de 2017.
JOSÉ MARIA CARDOSO FILHO
Presidente


