Bronildo José Wenzel deixou o sonho temporariamente de lado para focar na educação dos filhos. Sonho de se formar em Agronomia foi realizado no último sábado (21).
Agricultor se forma na universidade aos 74 anos, em Cerro Largo: ‘momento mágico’, diz
GERAL

O agricultor Bronildo José Wenzel, de 74 anos, realizou um sonho no último final de semana: se formar em Agronomia, na Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS) em Cerro Largo, no Noroeste do Rio Grande do Sul. A tão aguardada formatura como engenheiro agrônomo foi realizada no último sábado (21).
“Aquele momento mágico que a gente espera. Eu não sei até onde a gente consegue segurar a emoção”, finaliza.
Filho de agricultores, Bronildo tinha o sonho de entrar em uma universidade desde pequeno. O desejo era aprender para colocar o conhecimento em prática no meio rural. Mas os pais não tinham condições financeiras de proporcionar o ensino superior para ele e outros 10 filhos.
“Era dali que era a sobrevivência. Foi um período realmente mais difícil, passava a noite no trator”, conta.
O sonho foi substituído pelo trabalho na agricultura. Mas não ficou de lado. Apenas foi adiado.
“É só correr atrás, essa que é a verdade. As coisas estão colocadas e a pessoa é que tem que se mexer e realizar, arregaçar as mangas. Para a gente ter uma vida plena, é preciso ter sempre um objetivo a ser alcançado, e isso é uma medida salutar para cada pessoa que quer atingir certa idade. Então, quando o objetivo não está mais presente, parece que não adianta mais nada, a pessoa vai se entregando por si só, e isto faz a diferença. Esse objetivo, seja qual for, sempre vale a pena”, diz.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/f/v/DA8ls5SgK6ixqDQMI28A/whatsapp-image-2022-05-23-at-13.25.46.jpeg)
Bronildo José Wenzel, de 74 anos, realizou um sonho: se formar em Agronomia, na UFFS, em Cerro Largo — Foto: Reprodução/RBS TV
Bronildo casou, teve filhos e passou a ter como prioridade proporcionar estudo à família.
“Eu dizia: ‘não consegui realizar meu sonho na época, mas vocês vão ter que ir por mim, ir pra frente e tentar o máximo possível, porque essa é a saída’. E realmente foi a melhor saída pra eles”, assevera.
Atualmente, um dos filhos tem mestrado e o outro, doutorado.
“O pai foi, na verdade, um grande incentivador nosso, tanto meu como do meu irmão, para nos graduarmos, buscarmos o conhecimento”, diz o doutor em Engenharia Química Bruno Wenzel.
Retomada do sonho
Depois de formar os filhos, Bronildo resolveu retomar o antigo sonho e começou a estudar para ser aprovado em uma universidade federal. Foi na segunda tentativa que conseguiu nota no Enem para ingressar na UFFS.
“Me preparei melhor e, na segunda vez, aí sim, fiquei em 22º lugar na classificação geral. Consegui entrar pela porta da frente na universidade federal”, orgulha-se.
Para os professores, ensinar uma pessoa tão experiente é um desafio.
“Estamos acostumados à maioria dos nossos alunos serem recém-saídos do ensino médio, então, você se deparar em sala de aula com um aluno que tem mais idade do você, significa também você tratar uma questão de experiência, você conseguir e ter que pensar propostas de trabalho em sala de aula que aliem essa experiência que este aluno possui, buscar conteúdos que também sejam adequados a uma realidade de diálogo entre gerações”, diz o professor Edemar Rota.
“G1”

GERAL
Mulher faz seleção de amantes para o marido: ‘Quero que ele seja feliz’

Na Tailândia, uma mulher decidiu realizar um “processo seletivo” para encontrar três amantes para satisfazerem seu marido. “Tenho depressão crônica e sinto que não posso cuidar bem do meu marido. Eu não tenho dormido com ele e isso me faz sentir que não sou uma boa esposa”, justificou ao The Mirror, de onde são as informações.
Para participar da seleção, é preciso ter alguns pré-requisitos, como não ser mãe e ter diploma universitário, além de ser comunicativa e ter uma boa aparência. As escolhidas serão tratadas como família e trabalharão na empresa do casal. Elas, ainda, receberão cerca de um salário mínimo do país, £ 342 (aproximadamente R$ 2,2 mil), e terão como missão principal agradar o homem.
“É importante que elas possam agradar meu marido fisicamente. Ele é um homem e precisa disso, ele ainda tem um grande impulso e muita energia. Suas amantes também devem ser capazes de lhe fazer companhia e entretê-lo, então elas devem ter uma boa personalidade e ser divertidas”, reforçou a mulher. “Eu só quero que ele seja feliz. Eu também terei amigos para ficar em casa”, acrescentou.
A ideia foi uma surpresa para o marido, que declarou: “Minha mulher me disse que queria encontrar alguém para cuidar de mim. Eu nunca quis ter uma amante, mas já que minha esposa está oferecendo, não vou rejeitar”.
Segundo ele, os homens que gostam da ideia precisam comunicar suas parceiras. “Eles devem pedir permissão a suas esposas para que não haja problemas no futuro”, concluiu.
“MSN”
-
POLÍCIA4 dias atrás
Filho de 18 anos mata mãe enfermeira de 39 a facadas em VG, por motivo fútil
-
POLÍCIA4 dias atrás
Sorriso, de Capital do Agronegócio à Capital do Crime
-
POLÍTICA5 dias atrás
‘Caneta azul’ lança candidatura a deputado pelo partido de Bolsonaro
-
MATO GROSSO2 dias atrás
Trens com 120 vagões e 2,2 quilômetros de extensão começam a operar no Brasil
-
MATO GROSSO2 dias atrás
Maior festival de música de Colíder começa hoje
-
MATO GROSSO4 dias atrás
Suspeita de desvio milionário em Sorriso, Samantha Chocair é detida em Cuiabá
-
AGRONEGÓCIOS3 dias atrás
LEITE: preços reagiram em toda a cadeia
-
ECONOMIA2 dias atrás
Petrobras reduz preço de venda do diesel para as distribuidoras