FRIO

Passagem de massa de ar polar derruba temperaturas nas regiões a partir desta quarta-feira

Publicado em

BRASIL

A massa de ar polar que atinge o país nesta quarta-feira (28) já acarreta temperaturas negativas no sul do país, com sensação térmica de até -20 °C na região da serra gaúcha. As temperaturas abaixo de zero devem se intensificar entre quinta (29) e sexta-feira (30) no sul e sudeste do país, mais especificamente nas áreas de maior altitude do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo, afirmou a meteorologista Estael Sias, à CNN em entrevista ao jornal Novo Dia.

“A parte mais forte dessa massa de ar polar ainda está longe de chegar ao sul do Brasil, ela vai avançando ao longo da quinta e sexta-feira. Hoje já temos o começo da atuação deste sistema”, afirmou.

Segundo a meteorologista, o Rio Grande do Sul é o estado mais atingido por temperaturas negativas, mas regiões de maior altitude de Santa Catarina e do Paraná também já apresentaram temperaturas negativas hoje. 

“Já tivemos hoje -5°C no Rio Grande do sul. Em Bom Jardim da Serra (RS), -7,8 °C, com rajadas de vento de 70 km/h, e sensação térmica ao ar livre de -20°C. Como é uma região de 1.800 metros de altitude, o clima é extremo. General Carneiro (PR) apresentou -4,8°C hoje de manhã”, disse.

Leia Também:  Flavinha recebe representantes da Energisa; presidente da Câmara expõe problemas existentes na rede elétrica de Colíder

Segundo Sias, a massa de ar polar vai trazer não somente o frio, mas também fenômenos típicos de inverno, como neve e geadas, principalmente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, com possibilidade de acumulação de neve em São Francisco de Paula (RS), São José dos Ausentes (RS), Vacaria (RS), Urupema (SC), Bom Jardim da Serra (SC) e São Joaquim (SC), além da previsão de precipitação invernal e neve no sul do Paraná.

“É uma massa de ar polar que vai concorrer com as principais ondas de frio deste século, e uma das mais intensas, que vai trazer o frio e a neve para os municípios de maior altitude. Talvez até surpreenda em outras áreas que não costuma ocorrer. Vamos ficar entre as cinco maiores marcas do ano 2.000 para cá”, afirmou.

Segundo a meteorologista, há previsão de forte geada no começo da manhã de quinta e sexta-feira e a geada negra poderá se formar nos estados do sul. O fenômeno preocupa por ser responsável por prejuízos no setor agrícola no sul e sudeste, afirmou Sias.

Leia Também:  Governo Federal homenageia agricultor com foto de homem armado

SP: Menor temperatura em 27 anos

Na capital paulista, uma queda brusca de temperatura na sexta-feira prevê temperatura de 3°C no Mirante de Santana e até temperaturas negativas no extremo sul da cidade. Evento que, se confirmado, pode significar a temperatura mais baixa da cidade em 27 anos.

“Em São Paulo, na capital paulista, poderemos ter mínima de 3°C na sexta, o que não acontece desde 1994”, disse.

As regiões da serra da Mantiqueira, de Campos do Jordão (SP) e da Serra de Itatiaia podem chegar a -3 °C e -4 °C na sexta, afirmou.

“CNN BRASIL”

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

BRASIL

Número de mortes por intoxicação por metanol em São Paulo sobe para cinco

Publicados

em

A Polícia Civil está conduzindo investigações em bares e adegas que levantam suspeitas; o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, informou que a Polícia Federal também está envolvida na apuração dos casos

Garrafas apreendidas durante fiscalização em bar na Mooca, zona leste de São Paulo, nesta segunda (29)Autoridades decidiram interditar cautelarmente todos os estabelecimentos que apresentem indícios de comercialização de bebidas adulteradas

O estado de São Paulo registrou um aumento no número de mortes por intoxicação por metanol, que agora chega a cinco. Os incidentes ocorreram tanto na capital quanto na região metropolitana. Até o momento, foram contabilizados 22 casos de intoxicação, sendo sete confirmados e 15 ainda em fase de investigação.

Em resposta à situação, as autoridades decidiram interditar cautelarmente todos os estabelecimentos que apresentem indícios de comercialização de bebidas adulteradas. Especialistas alertam que a contaminação por metanol geralmente está associada à falsificação de produtos, uma vez que a substância não altera o sabor ou o aroma, sendo identificável apenas em análises laboratoriais.Ainda não se sabe a origem do metanol ou como as garrafas foram contaminadas.

Polícia Civil está conduzindo investigações em bares e adegas que levantam suspeitas. O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, informou que a Polícia Federal também está envolvida na apuração dos casos de intoxicação por metanol. Um inquérito foi aberto para investigar a origem da substância e verificar se houve distribuição em outros estados

Leia Também:  Bolsonaro assina MP que retira LGBTs das diretrizes de Direitos Humanos
COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA