O escoamento de soja mato-grossense até setembro de 2023 superou em 6,99% o volume total embarcado durante todo o ano de 2022. Em nove meses o estado enviou para o mercado externo 26,49 milhões de toneladas do grão, dos quais 59,95% tiveram a China como destino principal

Exportações de soja em Mato Grosso já superam envios totais de 2022

Publicado em

AGRONEGÓCIOS

Em 2022, entre janeiro e dezembro, o estado enviou para o mercado externo 24,76 milhões de toneladas de soja, segundo dados da Secretária de Comércio Exterior (Secex), divulgados ontem (9) pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). Já entre janeiro e setembro haviam sido 23,43 milhões de toneladas.

Na semana passada o Imea divulgou as expectativas de exportações de soja em Mato Grosso para 2023. As projeções apontavam que 27,74 milhões de toneladas do grão produzido na safra 2022/23 devem ser escoadas.

Entre os motivos para a alta demanda da oleaginosa estão as quebras de produção nos principais países produtores, diante de problemas climáticos.

O grão mato-grossense entre janeiro e setembro teve 41 países como destino. Somente para a China foram embarcadas 15,88 milhões de toneladas, incremento de 18,86% em relação ao mesmo período do ano passado.

Para a Espanha 1,29 milhões de toneladas e o México 1,12 milhão de toneladas.

Ainda conforme o levantamento da Secex, a Argentina, que sofreu com quebra de produção em decorrência ao clima, adquiriu 1,03 milhão de toneladas de soja de Mato Grosso. Já a Turquia 810,08 mil toneladas.

Leia Também:  PL de Max Russi fortalece combate às queimadas em Mato Grosso

 

Embarques mensais de soja

No que diz respeito aos embarques mensais, em setembro foram escoadas 444,62 mil toneladas de soja, volume abaixo do verificado em agosto de 1,02 milhão de toneladas.

 

Envios de farelo crescem

Em relação ao farelo de soja, entre janeiro e setembro foram escoados 5,80 milhões de toneladas em 2023. Alta de 6,06% no comparativo com as 5,47 milhões de toneladas enviadas no período o ano passado.

A Tailândia e a Indonésia foram os principais compradores do coproduto, representando juntas 54,15% da demanda. Para a Tailândia foram enviadas 1,90 milhão de toneladas de soja, enquanto para a Indonésia 1,24 milhão de toneladas.

“Por fim, o cenário de exportação para o óleo de soja está diferente do dos demais produtos do complexo soja (grão e farelo), e de janeiro a setembro de 2023 foram exportados 434,80 mil toneladas, recuo de 1,09% ante o mesmo período de 2022”, diz o Imea em seu boletim semanal.

Dados da Secex revelam ainda que em setembro de 2022 haviam sido 496,93 mil toneladas exportadas.

Leia Também:  Juro do consignado a aposentados é reduzido para 1,7% ao mês

“Agência UDOP de Notícias”

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

AGRONEGÓCIOS

No Peru, Brasil reforça defesa da ciência pela continuidade do comércio e pela segurança alimentar

Publicados

em

Terceira edição do Road Show 2025 da ABPA debaterá critérios da OMSA para fortalecer o acesso a mercados agropecuários

No Peru, Brasil reforça defesa da ciência pela continuidade do comércio e pela segurança alimenta.
O seminário será realizado sob o tema “Peru-Brasil: Proteína Animal – Decisiones Basadas en la OMSA para Seguridad Alimentaria” | Foto: ABPA/Divulgação

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), promoverá no próximo dia 23 de setembro, em Lima (Peru), a terceira edição do ROAD SHOW INTERNACIONAL “No Borders for Food: Parcerias para Segurança Alimentar”.

A iniciativa tem como objetivo ampliar o diálogo técnico e institucional com autoridades sanitárias e importadores sobre o papel das normas da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA/WOAH) na construção de um comércio internacional mais previsível, seguro e baseado em evidências científicas.

O seminário será realizado sob o tema “Peru-Brasil: Proteína Animal – Decisiones Basadas en la OMSA para Seguridad Alimentaria”, com a presença de representantes do governo peruanoimportadores locaisempresas brasileiras exportadoras e autoridades da Embaixada do Brasil em Lima, além da diretoria da ABPA.

Leia Também:  Uva: Demanda reduzida pressiona cotações das uvas finas em Marialva (PR)

Esta será a terceira edição do Road Show, que teve início nas Filipinas, em 8 de agosto, e passou pela Cidade do México, em 28 de agosto, sempre com ampla participação de autoridades e lideranças do setor. Os eventos anteriores reforçaram o apoio aos princípios da OMSA como base técnica legítima para decisões comerciais sanitárias.

O Peru é um parceiro estratégico do Brasil na América do Sul. Exatamente por isso, com o seminário técnico em Lima damos mais um passo em direção a uma relação comercial ainda mais sólida, baseada na confiança mútua, no diálogo institucional e em regras sanitárias reconhecidas internacionalmente”, destaca o presidente da ABPA, Ricardo Santin.

Em 2024, o Peru esteve entre os destinos prioritários sul-americanos das exportações brasileiras de material genético avícola e produtos avícolas. Neste sentido, a proposta do Road Show é justamente fortalecer a cooperação regulatória, promovendo o entendimento mútuo sobre práticas modernas como regionalizaçãoproporcionalidade e transparência nas decisões de importação.

A próxima edição do ROAD SHOW 2025 acontecerá na África do Sul. O seminário em Lima será promovido pelas marcas setoriais Brazilian Chicken, Brazilian Pork, Brazilian Egg, Brazilian Breeders e Brazilian Duck, com o apoio institucional do Governo Federal do Brasil, por meio dos ministérios da Agricultura e Pecuária, das Relações Exteriores, do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, da ApexBrasil e da Embaixada do Brasil no Peru.

Leia Também:  Hemocentro precisa de doadores de sangue voluntários para manter atendimento a pacientes
COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA