SAÚDE

Veja como fica lista de medicamentos ofertados pelo Farmácia Popular

Publicado em

SAÚDE

A partir desta semana, mais dez medicamentos passam a ser distribuídos de forma gratuita pelo programa Farmácia Popular. A lista inclui remédios para tratar colesterol alto, doença de Parkinson, glaucoma e rinite. Até então, somente medicações contra diabetes, hipertensão, asma e osteoporose, além de anticoncepcionais, podiam ser retiradas de graça em unidades credenciadas.

Com a atualização anunciada esta semana, 39 dos 41 itens ofertados pelo Farmácia Popular passam a ser distribuídos gratuitamente. Para os demais medicamentos e insumos disponibilizados pelo programa, o Ministério da Saúde já arcava com até 90% do valor de referência e o cidadão pagava o restante, de acordo com o valor praticado pela farmácia.

Confira a lista completa abaixo, conforme indicação médica:

Asma

 brometo de ipratrópio 0,02mg
 brometo de ipratrópio 0,25mg
 dipropionato de beclometasona 200mcg
 dipropionato de beclometasona 250mcg
 dipropionato de beclometasona 50mcg
 sulfato de salbutamol 100mcg
 sulfato de salbutamol 5mg

Diabetes

cloridrato de metformina 500mg
 cloridrato de metformina 500mg – ação prolongada
 cloridrato de metformina 850mg
 glibenclamida 5mg
 insulina humana regular 100ui/ml
 insulina humana 100ui/ml

Leia Também:  RS: Casa desaba e pessoa é levada por correnteza em tentativa de resgate

Hipertensão

 atenolol 25mg
 besilato de anlodipino 5 mg
 captopril 25mg
 cloridrato de propranolol 40mg
 hidroclorotiazida 25mg
 losartana potássica 50mg
 maleato de enalapril 10mg
 espironolactona 25 mg
furosemida 40 mg
 succinato de metoprolol 25 mg

Anticoncepcionais

 acetato de medroxiprogesterona 150mg
 etinilestradiol 0,03mg + levonorgestrel 0,15mg
 noretisterona 0,35mg
valerato de estradiol 5mg + enantato de noretisterona 50mg

Osteoporose

alendronato de sódio 70mg

Dislipidemia

 sinvastatina 10mg
 sinvastatina 20mg
 sinvastatina 40mg

Doença de Parkinson

 carbidopa 25mg + levodopa 250mg
cloridrato de benserazida 25mg + levodopa 100mg

Glaucoma

 maleato de timolol 2,5mg
 maleato de timolol 5mg

Rinite

 budesonida 32mcg
budesonida 50mcg

dipropionato de beclometasona 50mcg/dose

Dignidade menstrual

– absorvente higiênico (para pessoas em situação de vulnerabilidade e estudantes da rede pública)

Copagamento

De acordo com a lista atualizada do programa, os seguintes itens do Farmácia Popular permanecem na modalidade de copagamento, onde o ministério arca com até 90% do valor de referência e o cidadão paga o restante, de acordo com o valor praticado pela farmácia:

 dapagliflozina 10 mg (indicado para o tratamento de diabetes associada a doença cardiovascular)

Leia Também:  Motorista é atingido por barras de ferro em acidente de trânsito e fica ferido

fralda geriátrica (quadros de incontinência)

O programa

Criado em 2004 com o objetivo de disponibilizar medicamentos e insumos de saúde, o Farmácia Popular, segundo dados do governo federal, está presente em 85% dos municípios brasileiros cerca de 4,7 mil cidades  e conta com uma lista de mais de 31 mil estabelecimentos credenciados em todo o país,com capacidade para atender 96% da população brasileira.

A expectativa do Ministério da Saúde é universalizar o programa, cobrindo 93% do território nacional. Segundo a pasta, foram credenciadas 536 novas farmácias em 380 municípios de referência do Programa Mais Médicos, com 352 cidades do Norte e Nordeste recebendo a primeira unidade cadastrada.

“Para alcançar a meta, o credenciamento de novas farmácias e drogarias foi aberto em 811 cidades de todas as regiões do país, com prioridade para os municípios que participam do Mais Médicos uma estratégia que visa a diminuição dos vazios assistenciais”, informou o ministério.

 

“Agência Brasil”

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

SAÚDE

Idoso morre em confronto com a PM após tentar matar a ex-mulher

Publicados

em

Lair da Rosa, de 77 anos, apontou a arma em direção aos militares, que reagiram

Momento em que idoso, Lair da Rosa (no detalhe), invade casa da ex-companheira

Momento em que idoso, Lair da Rosa (no detalhe), invade casa da ex-companheira

Momento em que idoso, Lair da Rosa (no detalhe), invade casa da ex-companheira

ANDRELINA BRAZ
DA REDAÇÃO

Segundo informações do boletim de ocorrência, a Polícia Militar foi acionada por volta das 21h, após Lair invadir a residência de sua ex-companheira, em posse de uma arma de fogo.

No local, ele teria efetuado ao menos dois disparos em direção à vítima, que foi encontrada pelos militares trancada em um dos quartos da residência. A mulher não apresentava ferimentos.

Ao chegar ao local, a equipe policial constatou que o portão da casa estava arrombado e que ainda era possível ouvir disparos no interior do imóvel. Imagens de câmeras de segurança registraram o momento em que o suspeito entrou na residência da vítima.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Duas crianças ficam feridas em colisão de carro contra poste, em Ceilândia
Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA