SAÚDE

O que se sabe sobre a transmissão do vírus oropouche na gestação

Publicado em

SAÚDE

O que se sabe sobre a transmissão do vírus oropouche na gestação

O que se sabe sobre a transmissão do vírus oropouche na gestação

O vírus oropouche, transmitido pela picada do mosquito Culicoides paraensis, conhecido como mosquito-pólvora, pode contaminar o feto durante a gravidez. É o que revela um caso confirmado no Ceará e descrito em um artigo publicado no último dia 30 de outubro no periódico The New England Journal of Medicine.  

A gestante apresentou sintomas como febre, calafrios, dor muscular e forte dor de cabeça no fim de julho, com 30 semanas de gestação. Testes mostraram infecção pelo oropouche e deram resultados negativos para outras doenças, como dengue, zika e chikungunya. Os exames feitos no pré-natal não apontaram qualquer anormalidade com o bebê antes da infecção. No dia 5 de agosto, porém, foi diagnosticada a morte fetal.  

Também em outubro, um artigo publicado no The Lancet sinalizou a possibilidade da transmissão vertical, analisando casos potenciais e desfechos desfavoráveis, incluindo abortos e registros de microcefalia nos estados de Pernambuco, Acre e Pará. Alguns deles continuam em investigação. Para os cientistas, essa via de transmissão aumenta a complexidade de novas formas de infecção e pode contribuir para o desenvolvimento de novos padrões da epidemia. 

A oropouche é uma doença causada pelo arbovírus OROV, da mesma família dos agentes causadores de dengue, zika e chikungunya. Desde que foi identificado pela primeira vez, na década de 1960, esse agente infeccioso vem causando surtos principalmente na região amazônica. Em 2023, com a ampliação dos diagnósticos em todo o país, foi detectado em outras partes do país, inclusive no Sul. 

“Como não se fazia a investigação fora da região amazônica, é uma doença muito subnotificada. Muitos casos que pareciam dengue, mas com resultados negativos nos testes, podiam ser oropouche”, explica a infectologista Emy Akiyama Gouveia, do Hospital Israelita Albert Einstein. “Como não tínhamos conhecimento da amplitude da doença no país, provavelmente tivemos mais casos [de transmissão vertical] que não foram detectados. E é algo que vamos ter que começar a estudar e entender.” 

Não há tratamento específico, nem vacina. Diante dos sintomas suspeitos, recomenda-se procurar atendimento médico. A prevenção inclui evitar a exposição às picadas do mosquito, com uso de roupas compridas e repelente. Também se indica o uso de telas de malha fina nas portas e janelas, além de cuidar da limpeza de terrenos, recolhendo folhas e frutos do solo, pois o mosquito se reproduz em matéria orgânica em decomposição. 

“ISTOÈ”

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Infectados pelo HIV ultrapassam 1,5 milhão
Propaganda

SAÚDE

Lula fará novo procedimento para bloquear sangramento no cérebro,

Publicados

em

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passará por um novo procedimento para o sangramento no cérebro, de acordo com o boletim médico divulgado pelo Hospital Sírio-Libanês nesta quarta-feira (11).

O procedimento endovascular, que serve para embolização da artéria meníngea média, acontecerá nesta quinta-feira (12) pela manhã.

De acordo com a atualização desta tarde, Lula passou o dia bem, sem intercorrências. Ele realizou fisioterapia, caminhou e recebeu visitas de familiares.

Em atualização

Veja o boletim na íntegra:

O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva permanece sob cuidados intensivos no Hospital Sirio- Libanês, em São Paulo.

Passou o dia bem, sem intercorrências, realizou fisioterapia, caminhou e recebeu visitas de familiares

Como parte da programação terapêutica, fará complementação de cirurgia com procedimento endovascular (embolização de artéria meníngea média) amanhã, pela manhã.

Outras atualizações serão dadas durante coletiva de imprensa a ser realizada amanhã às 10 horas.

O Presidente segue sob acompanhamento da equipe médica, sob os cuidados do Prof. Dr. Roberto Kalil Filho e da Dra. Ana Helena Germoglio.

“CNN”

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Prefeito de Colíder anuncia banca organizadora e alerta concurseiros sobre o certame
Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA