Especialista em aracnídeos ensina a remover parasita corretamente e fala sobre hábitos e características

Carrapato que transmite febre maculosa não pode ser tirado de qualquer jeito

Publicado em

SAÚDE

Nesta semana, notícias mostraram que ao menos três pessoas morreram em São Paulo por causa de uma doença chamada febre maculosa. Ela é transmitida por carrapatos infectados pela bactéria Rickettsia rickettsii.

Eles se prendem à pele dos seres humanos (e de outros mamíferos) para se alimentar e, com isso, acabam passando a doença.

O principal transmissor da febre maculosa é o carrapato-estrela. Seu nome científico é Amblyomma cajennense. Ele é um aracnídeo marrom bem pequenininho —tem a partir de 0,25 de diâmetro, mas, depois de se alimentar, pode ficar gordo como um feijão.

O biólogo Guilherme Piva, especialista em aracnídeos, deu mais detalhes sobre quem é e como se comporta o carrapato-estrela.

Qual o jeito certo de tirar um carrapato do nosso corpo ou do corpo de um animal quando a gente percebe ele preso ali?

Quando eu era criança, era normal as mães arrancarem carrapatos puxando com algum instrumento. Mas, principalmente no caso do carrapato-estrela, isso é errado, porque as perninhas podem acabar não saindo, ficando presas, e isso pode fazer a nossa pele inflamar e fazer outros bichinhos que causam infecções chegarem.

O melhor jeito de tirar é pegar um pedaço de algodão, molhar bem com álcool e ficar passando o algodão em cima dele até ele ficar tonto e se soltar da gente.

Leia Também:  Ministério inclui covid-19 em lista de notificação compulsória

O carrapato se alimenta só de sangue?

Sim, eles se alimentam só de sangue e são parasitas obrigatórios, ou seja, eles precisam estar agarrados em algum bicho bebendo sangue para viver.

Ele bebe o sangue de qualquer ser vivo?

Ele prefere mamíferos, como os cachorros, gatos e as pessoas. Os carrapatos carregam bichinhos que deixam outros bichos doentes. Esses bichinhos precisam sair do carrapato e ir para outro animal para virar adultos.

O carrapato-estrela é o mesmo que a gente encontra nos nossos pets?

Não, ele não é aquele que a gente vê nos cachorros sempre. A gente costuma ver o carrapato-estrela em bichos maiores, como vacas, capivaras, mas ele pode aparecer em cachorro também. Uma coisa importante é que, quando a gente derruba árvores e acaba com as florestas, a gente está trazendo essas doenças para mais perto da gente.

Os carrapatos são aracnídeos. Isso quer dizer que eles são tipo pequenas aranhas?

Os carrapatos são “parentes” das aranhas, mas eles são mais aparentados com os ácaros do que com elas. Eles têm algumas coisas em comum com as aranhas, mas também têm coisas que são diferentes delas.

O que eles têm em comum com as aranhas?

Eles têm oito perninhas, igual às aranhas. O “sangue” deles também é parecido. As quelíceras, que são a “boca” deles, também são um pouco parecidas, além de eles terem dois palpos, como se fossem dois bracinhos mais curtinhos na frente, que as aranhas também têm.

Leia Também:  Três carretas com carga de 220 mil kg de milho são apreendidas pela Polícia Militar

Todo carrapato passa alguma doença?

Os carrapatos carregam muitos bichinhos que passam doenças para outros bichos e para as pessoas. Mas esses bichinhos não deixam o carrapato doente: eles usam o carrapato para entrar no nosso corpo e deixar a gente ou outros bichinhos próximos da gente doentes.

Como ele consegue ficar na gente sem a gente perceber?

Os carrapatos são bem pequenos, e por isso é difícil a gente vê-los. E quando a gente pensa no carrapato em um animal peludo, é ainda mais difícil de ver. Mesmo na gente muitas vezes é difícil. Eles grudam as perninhas na nossa pele e a gente não consegue ver as pernas. A gente só vê uma bolinha marrom que se parece com uma pinta, então não dá para saber só de ver que aquilo é um bichinho.

Como ele faz no geral para furar nossa pele?

Ele morde e fura nossa pele com as quelíceras, a boquinha dele. E usa as pernas para se segurar e ficar bem firme.

“FOLHAPRESS”

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

SAÚDE

Idoso morre em confronto com a PM após tentar matar a ex-mulher

Publicados

em

Lair da Rosa, de 77 anos, apontou a arma em direção aos militares, que reagiram

Momento em que idoso, Lair da Rosa (no detalhe), invade casa da ex-companheira

Momento em que idoso, Lair da Rosa (no detalhe), invade casa da ex-companheira

Momento em que idoso, Lair da Rosa (no detalhe), invade casa da ex-companheira

ANDRELINA BRAZ
DA REDAÇÃO

Segundo informações do boletim de ocorrência, a Polícia Militar foi acionada por volta das 21h, após Lair invadir a residência de sua ex-companheira, em posse de uma arma de fogo.

No local, ele teria efetuado ao menos dois disparos em direção à vítima, que foi encontrada pelos militares trancada em um dos quartos da residência. A mulher não apresentava ferimentos.

Ao chegar ao local, a equipe policial constatou que o portão da casa estava arrombado e que ainda era possível ouvir disparos no interior do imóvel. Imagens de câmeras de segurança registraram o momento em que o suspeito entrou na residência da vítima.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Vacina chinesa chega a SP e testes com voluntários devem começar nesta segunda, segundo governo
Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA