SAÚDE

Bahia registra seis casos de botulismo, com duas mortes confirmadas

Publicado em

SAÚDE

Uma doença rara e grave preocupa a população baiana. Nesta quarta-feira (25), a Vigilância Epidemiológica da Bahia confirmou o sexto caso de botulismo no estado desde janeiro de 2024.

Duas pessoas morreram, três ainda estão hospitalizadas e apenas um paciente teve alta. Elas são dos municípios de Salvador, Campo Formoso, Senhor do Bonfim e Cícero Dantas.

A principal suspeita é de que infecção se deu por meio da ingestão de mortadela de frango contaminada.

Em 2023, foram registrados dois casos de botulismo na Bahia, sendo ambos em Feira de Santana.

Em vídeo divulgado no site da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, a coordenadora de Doenças e Agravos Transmissíveis, Eleuzina Falcão, ressaltou que por se tratar de uma doença grave, um caso já seria considerado surto. Ela pede que a população fique atenta aos sintomas, especialmente a uma eventual paralisia muscular repentina.

“É fundamental também redobrar o cuidado com alimentos e bebidas. Verificar prazo de validade, selo de qualidade, lata estufada, vidros embaçados”, alerta Eleuzina.

Leia Também:  Fiocruz se posiciona contra a PEC do Plasma

De acordo com o glossário do Ministério da Saúde, o botulismo é uma doença neuroparalítica grave, rara, não contagiosa, causada pela ação de uma potente toxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum (C botulinum). O agente etiológico entra no organismo por meio de ferimentos ou pela ingestão de alimentos contaminados que não têm produção e/ou conservação adequada.

Sua notificação é compulsória e imediata (em até 24 horas) para que as ações de vigilância sejam realizadas em tempo de prevenir outros casos. A doença pode levar à morte por paralisia da musculatura respiratória.

 

“Agência Brasil”

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

SAÚDE

Empregada baleada passa por segunda cirurgia, mas quadro ainda é grave

Publicados

em

Segundo familiares de Oscelina Moura Neves de Oliveira, correu tudo bem no procedimento cirúrgico, mas ela precisará passar por outras cirurgias

A empregada doméstica baleada pelo delegado Mikhail Rocha e Menezes, na última quinta-feira (16/1), permanece internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Base. Segundo familiares, Oscelina Moura Neves de Oliveira foi submetida a uma segunda cirurgia e correu tudo bem no procedimento, mas quadro de saúde ainda é considerado grave.
A mulher foi atingida pela bala no abdômen e perdeu o rim direito. Além do órgão, o disparo atingiu o estômago e o intestino grosso.A mulher foi atingida pela bala no abdômen e perdeu o rim direito. Além do órgão, o disparo atingiu o estômago e o intestino grosso.

“Ela vai precisar passar por outras cirurgias. Com as graças de Deus, ela ficará bem logo”, escreveu a irmã de Oscelina em uma publicação nas redes

Vaquinha

Nas redes sociais, familiares pedem apoio para reverter a situação financeira delicada enfrentada por eles. Segundo a prima de Oscelina, Marisa Souza, ela não possuía registro formal de trabalho, o que impede qualquer auxílio financeiro por parte do empregador. Além disso, o marido, Davi Roque Ribeiro, está sem condições de trabalhar enquanto cuida dos filhos e acompanha a recuperação da esposa.

Leia Também:  STF prorroga por 45 dias conciliação sobre voto da União na Eletrobras

As doações podem ser feitas via PIX no nome do marido: Davi Roque Ribeiro, CPF 640.532.705-10. “A família precisa de apoio para cobrir gastos com tratamentos, medicamentos e manter as necessidades básicas. Qualquer valor faz a diferença, por menor que seja! Sua contribuição pode trazer alívio e esperança para eles”, diz o apelo da família.

 

 

 

“CB”

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA