MUNDO
Dezessete países europeus são afetados por escândalo dos ovos contaminados
A substância toxica fipronil é o agente contaminante
MUNDO
Um total de 17 países europeus foram afetados pelo escândalo dos ovos contaminados com o inseticida fipronil, afirmou recentemente a Comissão Europeia. Os ovos, produzidos na Bélgica e nos Países Baixos, foram distribuídos também na Alemanha, Suécia, França, Reino Unido, Áustria, Irlanda, Itália, Romênia, Luxemburgo, Polônia, Eslováquia, Eslovênia e Dinamarca. A informação é da agência alemã DPA.
A Comissão Europeia anunciou que fará uma reunião a nível de ministros no dia 26 de setembro para "tirar as lições relevantes" do escândalo. O ministro da Alimentação da Alemanha, Christian Schmidt, pediu que a reunião seja antecipada para o começo deste mês. Além disso, a presidência do Conselho da União Europeia (UE) se dispôs a introduzir o tema do fipronil na ordem do dia no próximo conselho de ministros da UE, declarou Schmidt.
O fipronil é uma substância tóxica que se usa para combater piolhos, ácaros e carrapatos, entre outros parasitas, em cães e outros animais. O consumo excessivo do inseticida pode causar danos ao fígado, às glândulas tireoides e aos rins.
Segundo o Ministério de Agricultura da França, os baixos níveis de fipronil nos ovos contaminados, tendo em conta os hábitos alimentícios franceses, fazem com que o risco para a saúde humana seja muito baixo.
A agência de segurança alimentícia francesa, Anses, disse que um adulto de 70 quilos teria que consumir pelo menos dez ovos para resultar gravemente intoxicado e que mesmo nesse caso os efeitos seriam "geralmente benignos".
Atualmente se dá como certo que foi um fabricante belga que adicionou fipronil a um produto de limpeza comum e mais tarde o vendeu a empresas holandesas e alemãs, de onde passou aos outros países.
Com Ag. DPA
MUNDO
Mais de 70 corpos são achados após ação no Rio; mortos somam 132. Veja vídeo
De acordo com o Ministério Público do Rio de Janeiro, subiu para 132 o número de mortos na operação mais letal da história do Rio de Janeiro
Rio de Janeiro – A coluna apurou que subiu para 132 o número de pessoas mortas durante a megaoperação deflagrada nessa terça-feira (28/10) contra o Comando Vermelho (CV). A informação foi confirmada pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ). Esta já é considerada a ação policial mais letal da história do estado.
-
POLÍCIA6 dias atrásSuspeito de danificar tornozeleira eletrônica é preso pela Força Tática com porções de maconha
-
POLÍCIA6 dias atrásEsperança que virou luto: os detalhes do assassinato de Allany Fernanda, 13 anos
-
POLÍCIA6 dias atrásHomem suspeito de porte ilegal de armas é morto em confronto com a PM em MT
-
POLÍCIA6 dias atrásHomem é atingido no peito por tiro, caminha até a esposa e aponta para o autor antes de morrer em SC; VÍDEO
-
POLÍCIA6 dias atrásPM impede feminicídio e liberta mãe e filho mantidos sob perigo em Barra do Garças(MT); criminoso morreu
-
POLÍCIA6 dias atrásOperação contra o PCC mira infiltração em postos de combustíveis do PI
-
POLÍCIA6 dias atrásCompanhia Raio prende dupla com 30 porções de entorpecentes em Várzea Grande
-
POLÍCIA6 dias atrásPM frustra plano de homicídio e apreende adolescentes faccionados com submetralhadora em Cáceres


