MUNDO
Confusão durante show na Itália termina com 6 mortos e dezenas de feridos
MUNDO

Pelo menos cinco adolescentes e uma mulher morreram e dezenas de pessoas ficaram feridas, na madrugada deste sábado, por conta de uma confusão na boate "Lanterna Azzurra", na cidade de Corinaldo, na província de Ancona (Itália), durante o show de um famoso rapper italiano, supostamente porque, de acordo com os bombeiros, alguém disparou um spray de pimenta.
Os mortos são três meninas e dois meninos, entre 14 e 16 anos, e uma mãe, de aproximadamente 40 anos, que acompanhava sua filha ao show do italiano Sfera Ebbasta, confirmou o chefe da polícia de Ancona, Oreste Capocasa, à emissora pública italiana "Rai News".
Capocasa explicou que 13 feridos estão em estado muito grave, que outras 60 pessoas deram entrada em hospitais da província.
Algumas testemunhas disseram que começaram a correr depois de se assustarem após sentirem um cheiro ácido e foram para as portas de emergência da boate, que estavam fechadas.
No entanto, o policial afirmou que tudo aconteceu fora da boate, quando os jovens foram se aglomerando, com algumas barreiras sendo rompidas e caíram no vazio, já que o estabelecimento está localizado em uma região elevada.
Alguns das mortes aconteceram quando outras pessoas caíram sobre eles, enquanto os bombeiros confirmaram que não havia vítimas dentro do clube.
O tumulto aconteceu antes do início do show, quando algumas pessoas que ainda entrariam no local, contaram que muitos dos jovens estavam saindo da boate com problemas respiratórios e tossiam.
Os feridos foram levados para hospitais próximos e os mais graves seguiram para Ancona, na região central de Marcas.
De acordo com uma mensagem no Twitter do Corpo de Bombeiros, a correria aconteceu antes da 1h (hora local) e nas imagens divulgadas pela corporação, aparecem dezenas de jovens sendo atendidos em uma estrada e alguns deles levados em macas.
Sfera Ebbasta é um dos rappers mais famosos da Itália e considerado um ídolo dos adolescentes.
AG/EFE


MUNDO
Robert Prevost é eleito papa e escolhe o nome Leão XIV

Cardeal americano foi escolhido nesta quinta-feira (8) para suceder o papa Francisco como líder da Igreja Católica
O cardeal americano Robert Prevost foi eleito o próximo líder da Igreja Católica nesta quinta-feira (8) e escolheu o nome de papa Leão XIV. Trata-se do primeiro papa vindo dos Estados Unidos.
A fumaça branca saiu da chaminé da Capela Sistina por volta das 13h07 (horário de Brasília) para anunciar que os cardeais chegaram a um consenso sobre o sucessor do papa Francisco.
Após a confirmação da decisão, o papa eleito passou pela chamada “Sala das Lágrimas”, utilizada para tomar consciência da nova missão e realizar a troca de vestimentas para se apresentar com as vestes pontifícias.
Em seguida, Prevost apareceu na sacada com vista para a Praça de São Pedro, onde se dirige ao público de fiéis presentes.
Robert Prevost, de 69 anos, viveu como missionário no Peru de 2014 a 2023, onde foi nomeado bispo de Chiclayo. O papa tem cidadania peruana desde 2015.
Antes de se tornar papa, Prevost disse em entrevista ao Vatican News que ainda se considera um missionário. “Minha vocação, como a de todo cristão, é ser missionário, proclamar o Evangelho onde quer que se esteja.”
Depois da experiência como missionário na América do Sul, Prevost liderou um escritório do Vaticano para nomeações episcopais.
“CNN”