MUNDO

Confusão durante show na Itália termina com 6 mortos e dezenas de feridos

Publicado em

MUNDO

Pelo menos cinco adolescentes e uma mulher morreram e dezenas de pessoas ficaram feridas, na madrugada deste sábado, por conta de uma confusão na boate "Lanterna Azzurra", na cidade de Corinaldo, na província de Ancona (Itália), durante o show de um famoso rapper italiano, supostamente porque, de acordo com os bombeiros, alguém disparou um spray de pimenta.

Os mortos são três meninas e dois meninos, entre 14 e 16 anos, e uma mãe, de aproximadamente 40 anos, que acompanhava sua filha ao show do italiano Sfera Ebbasta, confirmou o chefe da polícia de Ancona, Oreste Capocasa, à emissora pública italiana "Rai News".

Capocasa explicou que 13 feridos estão em estado muito grave, que outras 60 pessoas deram entrada em hospitais da província.

Algumas testemunhas disseram que começaram a correr depois de se assustarem após sentirem um cheiro ácido e foram para as portas de emergência da boate, que estavam fechadas.

No entanto, o policial afirmou que tudo aconteceu fora da boate, quando os jovens foram se aglomerando, com algumas barreiras sendo rompidas e caíram no vazio, já que o estabelecimento está localizado em uma região elevada.

Leia Também:  British Airways cancela "quase 100% dos voos" por causa de greve de pilotos no Reino Unido

Alguns das mortes aconteceram quando outras pessoas caíram sobre eles, enquanto os bombeiros confirmaram que não havia vítimas dentro do clube.

O tumulto aconteceu antes do início do show, quando algumas pessoas que ainda entrariam no local, contaram que muitos dos jovens estavam saindo da boate com problemas respiratórios e tossiam.

Os feridos foram levados para hospitais próximos e os mais graves seguiram para Ancona, na região central de Marcas.

De acordo com uma mensagem no Twitter do Corpo de Bombeiros, a correria aconteceu antes da 1h (hora local) e nas imagens divulgadas pela corporação, aparecem dezenas de jovens sendo atendidos em uma estrada e alguns deles levados em macas.

Sfera Ebbasta é um dos rappers mais famosos da Itália e considerado um ídolo dos adolescentes.

AG/EFE

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MUNDO

Papa Francisco aprova canonização de Carlo Acutis, que fez milagre em Campo Grande

Publicados

em

Nesta segunda-feira (1º), Papa Francisco e cardeais residentes em Roma aprovaram a canonização de Carlo Acutis, o santo ‘millennial’. O primeiro milagre reconhecido de Carlo ocorreu em Campo Grande.

“Estamos felizes que o Papa tenha anunciado, junto com muitos outros santos, a canonização do Beato Carlos Acutis”, disse o bispo da diocese de Assis, dom Domenico Sorrentino.

Ainda conforme o site Vatican News, a canonização deve acontecer no próximo ano. O Consistório foi realizado nesta segunda, quando o Papa decretou que os Beatos Manuel Ruiz López, Francesco Mooti e Raffaele Massabki, Giuseppe Allamano, Marie-Léonie Paradis e Elena Guerra sejam inscritos no Álbum dos Santos no domingo, 20 de outubro de 2024.

Já o Beato Carlos Acutis será inscrito em data a ser determinada. No fim de maio deste ano, o Papa Francisco reconheceu um novo milagre por intercessão de Carlo Acutis.

Esse milagre foi alcançado por Valéria, uma estudante universitária da Costa Rica, que em julho de 2022 caiu de bicicleta. Então, entrou em coma irreversível.

No Hospital Careggi ela foi diagnosticada com um traumatismo craniano muito grave. A mãe da jovem, Liliana, foi a Assis seis dias depois para recomendar sua filha ao Beato Carlo e passou o dia inteiro ajoelhada diante de seu túmulo.

Leia Também:  Número de mortes pelo novo coronavírus na China chega a quase 3 mil

À noite, ela recebeu um telefonema do hospital. Foi então que soube da melhora da filha, que no dia seguinte começou a se mover e a falar parcialmente.

Primeiro milagre de Carlo Acutis

Depois que um milagre foi atribuído a ele, Acutis foi beatificado em 2020. Na época, ele curou um menino de três anos que tinha uma doença rara no pâncreas.

O milagre aconteceu em uma missa realizada na Paróquia São Sebastião, em Campo Grande. Em contato com a família de Carlo na Itália, o padre Marcelo Tenório conseguiu trazer uma relíquia dele, um pedaço do tecido de sua camisa.

Como Carlo Acutis morreu no dia 12 de outubro de 2006, o padre realizava missas com a relíquia do adolescente italiano nesta data anualmente.

Contudo, com uma doença rara congênita chamada pâncreas anular, o menino não conseguia comer, estava desnutrido e tinha o peso de uma criança de um ano.

“O avô veio com o menino, que tocou na relíquia e pediu para parar de vomitar e o milagre aconteceu. A família fez o exame em 2014, que constatou que ele não tinha mais nada no pâncreas. Pegamos os exames e mandamos para postulação da causa, em Roma”, contou à época o padre Marcelo Tenório.

Leia Também:  Sobe para 64 o número de mortos em incêndio em hospital no Iraque

Assim, a técnica de enfermagem Luciana Lins Vianna, de 40 anos, mãe do menino, conta que se surpreendeu com o pedido.

Como ele ainda era muito pequeno, ela não imaginou que ele fosse pedir a cura para a doença. “Ele pediu espontaneamente. Neste mesmo dia, ele voltou a comer”, contou.

Em homenagem a Acutis, uma outra família nomeou um residencial com o nome do beato, agora santo.

Seu corpo está exposto no Santuário do Despojamento em Assis, no centro da Itália. Em bom estado de conservação o Vaticano afirma que os restos mortais de Carlo Acutis foram “recompostos”, mantendo o corpo do jovem bastante preservado.

 

“Midiamax”

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA