CUIABÁ

Siga nossas redes

MULHER

A influência da menopausa no raciocínio, na memória e mesmo no surgimento de doenças neurológicas será debatido no Congresso Paulista de Endocrinologia e Metabologia

Publicado em

MULHER

A menopausa pode afetar a função cognitiva (que envolve memória, raciocínio, fluência verbal…) de cerca de 5% das mulheres acima dos 60 anos. Esse índice subiria para 12% depois dos 75 anos e 28% após os 85 anos, segundo uma revisão da literatura médica realizada pela endocrinologista Dolores Pardini, chefe do Ambulatório de Menopausa da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e presidente do Departamento de Endocrinologia Feminina e Andrologia da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM). Ela apresentou o assunto em um debate no XIV Congresso Paulista de Endocrinologia e Metabologia.

A menopausa é caracterizada pela cessação do fluxo menstrual. Ela marca o fim da fase fértil da mulher, e geralmente ocorre entre os 40 e 55 anos. Nesse período, há uma diminuição na concentração de estrogênio, um hormônio produzido eminentemente pelos ovários. Principalmente ao longo da chamada perimenopausa (ou climatério) — uma fase de transição —, a mulher sente ondas de calor, insônia, instabilidade do humor, dores de cabeça etc.

Além disso, certos trabalhos associam a menopausa a uma aceleração da perda de função cognitiva. “Ela abrange vários níveis, desde não lembrar um nome até a perda de fluência verbal, dificuldade de aprendizado e demência”, explica Dolores.

Claro que o envelhecimento influencia nesse contexto. No entanto, Dolores destaca que os casos de Alzheimer são quatro vezes mais comuns em mulheres, e que a curva de maior incidência começa a partir dos 50 anos, idade em que 80% do público feminino entra na menopausa.

“Isto É”

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Netflix: sugestões de filmes que combinam com cada signo
Propaganda

MULHER

Antissociais? Conheça os 3 signos mais reservados do Zodíaco

Publicados

em


source
Antissociais? Conheça os 3 signos mais reservados do Zodíaco
Redação João Bidu

Antissociais? Conheça os 3 signos mais reservados do Zodíaco

Enquanto alguns signos possuem muita habilidade para interagir e conquistar as pessoas ao seu redor, outros já preferem ficar distantes e mais sozinhos. Eles, claramente, poderiam se guiar por aquele ditado popular: antes só do que mal acompanhado.

COMO SERÁ O SEU DIA HOJE? DESCUBRA TUDO  HORÓSCOPO DIÁRIO  NO SITE DO JOÃO BIDU! LÁ TEM TODAS AS TENDÊNCIAS ASTRAIS PARA O SEU SIGNO!

Que os signos influenciam na nossa personalidade, isso todo mundo já sabe. Mas é sempre bom mergulhar mais fundo para ajudar no nosso autoconhecimento. Você é introvertido(a)? Prefere ficar mais na sua do que fazer novas amizades ? Pois é, talvez você seja um dos signos que vamos listar.

Sem mais delongas, confira agora os 3 signos mais reservados do Zodíaco!

Os 3 signos mais reservados do Zodíaco

Virgem

Organizado e observador, Virgem não costuma sorrir e abraçar qualquer um. Na vida pessoal, pode não se aproximar com facilidade dos outros, porque, no fundo, teme não agradar a todos. Além do mais, nativos de Virgem possuem um nível mais alto de exigência em relação à si próprios e aos demais signos. Virgem prefere analisar primeiro e ter uma opinião formada antes de se envolver ou fazer amizade com alguém.

Leia Também:  Horóscopo do dia: previsões para 18 de novembro de 2021

Leia Também

Capricórnio

Ganhar sua amizade não é fácil: Capricórnio tem um jeito discreto e seleciona com cuidado quem pode fazer parte da sua intimidade. Você prefere escolher pessoas que partilham as mesmas crenças e valores. Os nativos desse signo têm um jeito meio fechado e tentam esconder seus sentimentos, por isso, às vezes, podem passar uma imagem de frieza e são taxados de antissociais.

Câncer

Sua lista de amigos não é grande. Na verdade, é um círculo restrito, porque você escolhe a dedo quem vai fazer parte dessa seleta irmandade. O eixo da sua vida é a segurança emocional, por isso você seleciona com calma suas amizades. Quem pertence a esse signo gosta de relações verdadeiras, leais e que duram a vida toda, mas é um tanto exclusivista, ou seja, não curte muito dividir os amigos com os outros.

LEIA TAMBÉM:

Leia Também:  Artista pinta mural com mensagem de esperança no Parque Ibirapuera
Fonte: IG Mulher

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA