MATO GROSSO
Defesa Civil Estadual faz alerta para chuvas intensas em MT
MATO GROSSO

A Defesa Civil Estadual de Mato Grosso alerta à sociedade sobre os riscos de alagamentos e inundações que podem acontecer devido a previsão de intensas chuvas em diversas regiões no Estado.
A classificação atual, na cor ‘laranja’, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), indica alerta de risco para temporais, com chuvas de 30 até 60 mm, acompanhadas de ventos que podem atingir de 60 a 100 km por hora, podendo ocasionar queda de árvores, interrompimento de energia e descargas elétricas provocadas pelos raios. Essa ação é causada pelo fenômeno natural Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que propicia formação de nuvens carregadas, com previsão persistente de dois dias de chuvas, que segue até esta terça-feira (1º de fevereiro).
Segundo o superintendente de Proteção e Defesa Civil estadual, tenente-coronel BM. Luís Cláudio Cruz, as equipes estão em contato com os agentes municipais monitorando possíveis locais de maior risco de desastres. “Estamos à disposição para integrar uma força-tarefa e decretação de situação de emergência, caso este evento adverso se configure em desastre”.
Na manhã desta segunda-feira (31.01), Cuiabá registrou temperatura de 23°, com clima totalmente nublado e chuvas em vários pontos da cidade, que se estenderam ao longo da tarde.
A cidade de Vila Bela da Santíssima Trindade (a 562 km de Cuiabá) passa por avaliação e levantamento dos estragos causados pelas fortes chuvas que caíram neste domingo (30.01). Não houve registro de mortes ou pessoas feridas.
Famílias com casas próximas a rios e córregos devem ficar atentas, redobrar os cuidados devido aos riscos de alagamentos.
Veja os municípios que estão com situação de emergência declarada
Agua Boa
Confresa
Gaúcha do Norte
Luciara
Nova Bandeirantes
Paranatinga
Porto Alegre do Norte
Santa Terezinha
São Félix do Araguaia
Vila Rica
Serviço
Para receber recomendações e alertas sobre riscos de desastres, o cidadão pode se cadastrar para receber mensagens de alertas. Basta enviar um SMS como o número do CEP para o número 40199, o serviço e gratuito.

MATO GROSSO
Secretaria de Agricultura promove a 1ª Feira da Agricultura Familiar de Colíder

Com o intuito de reunir agricultores para a troca de informações, sabores e saberes, a secretaria municipal de Agricultura, estará realizando, durante a Expolíder 2022, a 1ª Feira Regional da Agricultura Familiar.
A feira será nos dias de 13, 14 e 15 de julho, no parque de Exposições do município. O secretário de Agricultura, Benedito Moreira Brito e toda sua equipe, estão se dedicando com afinco à realização deste evento.
A feira é voltada aos agricultores familiares (assentados e tradicionais), pecuaristas, técnicos, acadêmicos do curso de agronomia e áreas afins, profissionais, pesquisadores, representantes de entidades públicas e privadas voltadas ao campo.
Quem deseja participar, pode se inscrever antecipadamente clicando aqui.
Além da exposição e divulgação dos produtos da agricultura familiar, produzidos em Colíder, a feira contará com várias palestras, tendo temas diversos todos voltados para o homem do campo.
Programação
13 e 14 de julho
Exposição, divulgação e comercialização de produtos oriundos da Agricultura Familiar.
15 de Julho
7h00min
Acolhimento / Chegada dos participantes – Café Da Roça.
8h30min
Palestra 01: Gestão Financeira na Agricultura Familiar – Sicredi Grandes Rios MT/PA/AM
9h30min
Palestra 02 – Políticas Públicas do Governo Estadual de Mato Grosso para Agricultura Familiar-Silvano Amaral
10h30min
Intervalo- Coffee Break
11h00min
Palestra 03: Diversificação da Produção, com alternativas de redução dos custos de produção para a atividade leiteira, com Douglas Brasil Nogueira Gaeti -Médico Veterinario Rehagro-MG
12h00min
Almoço
13h30min
Palestra 04: Estratégias Essenciais para Produção de Ganhos Produtivos-Embrapa
14h30min
Palestra 05: Custos de Produção de Leite: Desafio Ou Oportunidades? Cleiton Gauer , Superintendente do Imea.
15h00min
Encerramento
“Colíder MT”
-
POLÍCIA5 dias atrás
Corpos encontrados em caminhão estavam com temperos para disfarçar cheiro
-
POLÍTICA6 dias atrás
Senado pode votar hoje pacote de medidas sobre preço dos combustíveis
-
SAÚDE6 dias atrás
Total de casos de varíola dos macacos no Brasil sobe para 37
-
SAÚDE2 dias atrás
Brasil registra 18,5 mil novos casos e 53 mortes por covid-19
-
MATO GROSSO6 dias atrás
Prefeitura implanta “Hora do Crédito em Colíder” para auxiliar pequenos empreendedores
-
ECONOMIA7 dias atrás
Inflação pelo IGP-M sobe para 0,59% em junho
-
POLÍTICA6 dias atrás
Ex-deputado Boca Aberta briga com Arthur do Val na rua em Londrina
-
MATO GROSSO5 dias atrás
Administração e Estado assinam convênios para investimento de mais de R$17 milhões em Colíder