Novo pacote de ajuda alemão inclui veículos de combate de infantaria e sistemas de defesa antiaéreo Iris-T SLM. Anúncio ocorre no mesmo dia em que Zelenski visita Roma.
Alemanha enviará mais €2,7 bilhões em armas para Ucrânia
INTERNACIONAL
Na expectativa de uma possível visita do presidente ucraniano, Volodimir Zelenski, a Berlim, a Alemanha prometeu à Ucrânia o envio adicional de armas no valor de 2,7 bilhões de euros (cerca de R$ 14,5 bilhões), anunciou neste sábado (13/05) o Ministério da Defesa alemão.
Segundo o ministério, o pacote inclui mais 20 veículos de combate de infantaria Marder, 30 tanques Leopard-1 e mais quatro sistemas de defesa antiaéreo Iris-T SLM.
“Todos esperamos um fim rápido desta terrível guerra da Rússia contra o povo ucraniano, mas infelizmente não há sinal disso. É por isso que a Alemanha fornecerá toda a ajuda que pode, pelo tempo que for necessário”, afirmou o ministro alemão da Defesa, Boris Pistorius, em comunicado.
O maior pacote de ajuda militar da Alemanha
Segundo a revista alemã Der Spiegel, esse é o maior pacote de ajuda militar prometido pela Alemanha à Ucrânia até o momento. Ele inclui ainda 15 tanques antiaéreos Gepard, 200 drones de reconhecimento, munição antiaérea, munição de artilharia adicional e mais de 200 veículos blindados de combate e logística.
Inicialmente, a Alemanha relutou em enviar armas pesadas à Ucrânia, temendo que isso pudesse escalar o conflito. Mas, em janeiro, Berlim concordou em enviar seus tanques Leopard e disse que trabalharia com os aliados para fornecer mais armas ao país que foi invadido pela Rússia.
Desde o início da guerra, a Alemanha aprovou o envio de uma ajuda militar à Ucrânia no valor de 2,75 bilhões de euros. O anúncio deste sábado quase dobra esse montante. Berlim é um dos principais apoiadores de Kiev, tanto no quesito militar, quanto financeiro.
O novo pacote de ajuda militar foi anunciado no mesmo dia em que Zelenski chegou a Roma para se encontrar com líderes do país. Espera-se que, da capital italiana, o presidente ucraniano siga para Berlim. No domingo, ele deve receber o Prêmio Carlos Magno, na cidade alemã de Aachen, em nome do povo ucraniano. Sua participação na cerimônia ainda não foi confirmada.
Zelenski na Itália
Zelenski chegou à Itália neste sábado. Em seu perfil no Twitter, ele escreveu que a visita era “importante para a vitória de Ucrânia”. Em Roma, ele se reunirá com a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, que tem proporcionado ajuda militar à Ucrânia, e com o presidente Sergio Mattarella.
Zelenski retribui assim a visita que Meloni fez em Kiev, pouco antes do aniversário de um ano da invasão russa, em 24 de fevereiro de 2022, que deu início a guerra.
O presidente ucraniano também deve ser recebido no Vaticano pelo papa Francisco. Esse será o primeiro encontro entre Zelenski e papa desde que o início da guerra.
cn (dpa, AFP, AP, Reuters, Lusa)
“DW”
INTERNACIONAL
Chefe da União Europeia tem GPS de avião bloqueado e Rússia é suspeita
Líder do bloco pousou em segurança ma Bulgária; pilotos tiveram que usar mapas de papel para achar lugar da aterrissagem

Um avião que transportava a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, foi alvo de interferência no sistema de navegação GPS, enquanto tentava pousar na Bulgária no domingo (31), informou um porta-voz da comissão à CNN.
A comitiva recebeu “informações das autoridades búlgaras de que suspeitam que essa interferência flagrante tenha sido realizada pela Rússia”, disse o porta-voz.
O avião pousou em segurança, disse o porta-voz. Uma fonte familiarizada com a situação disse à CNN que os pilotos pousaram o avião usando mapas de papel.
Von der Leyen e a comissão têm sido firmes apoiadores da Ucrânia enquanto Kiev tenta se defender da agressão não provocada da Rússia. Ela foi uma das líderes europeias que participaram da cúpula do presidente dos EUA, Donald Trump, sobre a Ucrânia na semana passada e tem instado consistentemente os Estados-membros da UE a alocarem mais recursos para ajudar a Ucrânia.
O incidente ocorreu enquanto ela visitava os Estados-membros na parte oriental do bloco para angariar apoio à Ucrânia. “Este incidente ressalta a urgência da atual viagem da presidente aos Estados-membros da linha de frente, onde ela viu em primeira mão as ameaças diárias da Rússia e seus representantes”, disse o porta-voz da comissão à CNN.
A CNN entrou em contato com as autoridades búlgaras para obter comentários e solicitou que a Rússia comentasse as alegações.
A interferência do GPS que causa interrupções em voos e tráfego marítimo está há muito tempo entre as ferramentas do arsenal de guerra híbrida da Rússia.
Autoridades dos países escandinavos e bálticos têm afirmado repetidamente que a Rússia vem bloqueando regularmente o sinal de GPS na região. Após uma equipe de pesquisadores na Polônia e na Alemanha estudarem minuciosamente as interferências de GPS por um período de seis meses a partir de junho de 2024, eles também concluíram que a Rússia era a responsável, e que Moscou estava usando uma frota paralela de navios e seu enclave de Kaliningrado para isso.
A União Europeia já havia sancionado diversas entidades e indivíduos ligados a Estados russos por estarem por trás de incidentes de interferência.
“Isso reforçará ainda mais nosso compromisso inabalável de aumentar nossas capacidades de defesa e o apoio à Ucrânia”, acrescentou o porta-voz.
A viagem à Bulgária fez parte da visita de von der Leyen a vários Estados da União Europeia que fazem fronteira com a Rússia, a Bielorrússia e o Mar Negro.
A viagem teve como objetivo mostrar força e união enquanto a Rússia continua atacando cidades ucranianas e sabotando qualquer tentativa de chegar a um acordo de cessar-fogo.
A presidente visitou a Letônia e a Finlândia na sexta-feira (29), a Estônia no sábado e a Polônia e a Bulgária no domingo. Ela completou a viagem na segunda-feira (1º), visitando a Lituânia e a Romênia.
Em discurso na capital búlgara logo após o incidente aéreo, mas antes que se tornasse público, von der Leyen disse que a Europa precisava “manter o senso de urgência”.
“(O presidente russo Vladimir) Putin não mudou e não mudará. Ele é um predador. Ele só pode ser controlado por meio de uma forte dissuasão”, disse ela.

