Geral
Aprosoja e Sesp reafirmam parceria em projeto de combate ao crime em propriedades
Geral

Por: Viviane Petroli
A Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp) reafirmou compromisso com os produtores rurais do estado quanto à segurança no campo através do Projeto Monitor de Segurança. A continuidade da ação foi pontuada pela pasta de Segurança à Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT).
A manutenção da parceria para o próximo ano, quando o governador eleito Mauro Mendes assume a gestão do Estado, foi reafirmada durante reunião no dia 25 de outubro. Representantes da entidade e da Sesp na ocasião debateram estratégias de combate aos crimes de roubo e furto de defensivos agrícolas, além da venda de defensivos e fertilizantes falsificados.
O Projeto Monitor de Segurança é realizado nas propriedades rurais mato-grossenses desde o fim de 2016, após um Termo de Cooperação firmado entre a Sesp e a Aprosoja Mato Grosso. O projeto tem como foco um monitoramento maior na área rural, diante o crescimento do registro de roubos de defensivos agrícolas e gado no Estado.
Conforme a Aprosoja e a Sesp, a parceria busca unir forças não apenas para combate o crime, mas também para punir aqueles que o roubo, furto e a receptação de produtos ilícitos na área rural, principalmente de defensivos agrícolas.
“A Secretaria entende a necessidade de que o projeto permaneça e para nossos associados ele é fundamental. Outra demanda que fizemos nesta reunião é que o patrulhamento da Polícia Militar seja reforçado na zona rural, já que neste período há entrega de defensivos nas fazendas”, afirma o coordenador da Comissão de Defesa Agrícola, Jorge Diego Giacomelli.
Segundo a Sesp, no dia 11 de outubro através dos setores de inteligência das Polícias Militar e Civil e da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) uma carga de 10,3 mil litros de defensivos agrícolas falsificados foi apreendida em Campo Verde.
“Reforçarmos a importância de se colocar no B.O. o lote dos produtos roubados, para facilitar as investigações e também o retorno dos produtos recuperados aos donos. Também constatamos na reunião a eficiência das rondas rurais e vamos fazer um comunicado para a Polícia Militar intensificar essa ação, especialmente nesse período em que os produtos já estão estocando os defensivos”, frisa o titular da Sesp, Gustavo Garcia.
Fonte: Mato Grosso Agro


Geral
Fiéis sobem o Morro da Capelinha nesta Sexta-Feira Santa

Tradição da Sexta-Feira Santa reúne milhares de fiéis que encaram a subida do Morro da Capelinha, em Planaltina (DF), como gesto de fé e agradecimento
Na manhã desta Sexta-Feira Santa, milhares de fiéis enfrentam do calor à chuva até a longa subida do Morro da Capelinha, em Planaltina (DF). A movimentação começou cedo. Por volta das 8h, famílias inteiras já caminhavam em sentido ao topo, algumas em oração, outras descalças ou de joelhos. O clima é de devoção e muita emoção.
Entre os que subiram o morro, está Eleni da Paz, 54 anos, moradora de Planaltina, que participa da procissão há 15 anos e, este ano, agradece pela vida dos filhos. “Eu e meu marido ficamos cinco anos na Vara da Infância até conseguirmos adotar nossos dois filhos. Todo ano vínhamos pedir e agora só temos o que agradecer”, contou, emocionada.
Enquanto os fiéis seguem o percurso com seus terços e orações, a estrutura para a encenação da tradicional da Paixão de Cristo é preparada para receber milhares de pessoas no período da tarde.
”CORREIOBRAZILIENSE”