ESTADOS UNIDOS

Trump ameaça países alinhados ao Brics com tarifa adicional de 10%

Publicado em

ESTADOS UNIDOS

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), afirmou neste domingo (6.jul.2025) que qualquer país que se alinhar às “políticas antiamericanas do Brics” será alvo de uma tarifa adicional de 10% sobre produtos exportados aos EUA. “Qualquer país que se alinhar às políticas antiamericanas do Brics será cobrado com uma tarifa adicional de 10%. Não haverá exceções a essa política”, escreveu Trump em sua rede social Truth Social. 

A publicação se dá no mesmo dia em que o Brics emitiu uma declaração conjunta, em contraponto a Trump, afirmando que cada país tem o direito de estabelecer seus próprios marcos regulatórios sobre IA (Inteligência Artificial). O grupo também cobrou mecanismos de proteção a direitos autorais diante do uso de obras por sistemas de IA generativa. Além disso, também no domingo (6.jul), o bloco divulgou a declaração final da cúpula. O documento condena a “imposição de medidas coercitivas unilaterais contrárias ao direito internacional”, e cita “implicações negativas”, mas não menciona explicitamente o tarifaço do presidente norte-americano. É um sinal de que houve um cuidado dos países do Brics ao não citar Trump.
Não é a 1ª vez que Trump ameaça o bloco. Em pelo menos 2 momentos de 2025, em janeiro e em fevereiro, o norte-americano falou em taxar em 100% os países do Brics se o grupo criasse uma moeda alternativa ao dólar. O Brics respondeu, mas não citou Trump. Apenas criticou o que chamou de “extremismo”.

Leia Também:  Invasão do Senado no 8/1 teve ligação apressada para autoridades e voz de prisão no plenário

“Poder 360”

 

 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ESTADOS UNIDOS

Terremoto atinge a Califórnia e governo chegou a temer tsunami

Publicados

em

O abalo aconteceu próximo à cidade de Eureka por volta das 10h40 no horário local (14h40 no horário de Brasília)

Um terremoto de magnitude 7 atingiu a costa norte do estado da Califórnia, nos Estados Unidos, na tarde desta quinta-feira (5/12). O abalo aconteceu próximo à cidade de Eureka por volta das 10h40 no horário local (14h40 no horário de Brasília) e o governo chegou a emitir alerta para tsunami nas regiões costeiras da Califórnia e de Oregon. 

Segundo o Serviço Nacional de Meteorologia (NOAA, na sigla em inglês), com base nos dados disponíveis, o alerta de tsunami já passou. Ainda assim, o órgão pede para que moradores estejam em alerta e tenham cuidado perto do mar. Nenhuma ação é necessária até segunda ordem. 

 

“CB”

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Flávio Bolsonaro protocola pedido de impeachment de Moraes no Senado; veja todos já apresentados
Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA