A dívida bruta do Brasil ficou estável em junho, quando o setor público consolidado brasileiro apresentou déficit primário acima do esperado, de acordo com dados divulgados nesta sexta-feira pelo Banco Central

Dívida pública bruta do Brasil permanece em 73,6% do PIB em junho, déficit primário fica acima do esperado

Publicado em

ECONOMIA

A dívida pública bruta do país como proporção do PIB fechou junho em 73,6%, repetindo a mesma taxa do mês anterior, e pouco abaixo da expectativa em pesquisa da Reuters de 74,0%.

Contribuíram para a estabilidade, segundo o BC, os juros nominais apropriados (aumento de 0,6 ponto percentual), o efeito da valorização cambial no mês (redução de 0,2 p.p.), os resgates líquidos de dívida (redução de 0,1 p.p.) e o efeito da variação do PIB nominal (redução de 0,3 p.p.).

Já a dívida líquida foi a 59,1% em junho, de 57,8% no mês anterior, contra expectativas de analistas de uma taxa de 58,5%.

Em junho, o setor público consolidado registrou um déficit primário de 48,899 bilhões de reais, pior que a expectativa de economistas consultados em pesquisa da Reuters de um saldo negativo de 42,75 bilhões de reais.

No mesmo mês de 2022, houve superávit de 14,395 bilhões de reais.

O desempenho mostra que o governo central teve saldo negativo de 46,480 bilhões de reais, enquanto Estados e municípios registraram déficit primário de 927 milhões de reais e as estatais tiveram déficit de 1,492 bilhão de reais, mostraram os dados do Banco Central.

Leia Também:  Em Guarantã do Norte homem consola mulher após furto em baile e a estupra na rua

“Reuters”

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ECONOMIA

Demanda por viagens aéreas deve dobrar até 2050, aponta relatório

Publicados

em

Mesmo nos cenários de menor crescimento, a procura por viagens aéreas deve mais que dobrar em cerca de 25 anos

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Quase metade da receita líquida do Brasil é para pagar funcionários públicos
Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA