BRASIL

Veja vídeo – 600 casas são atingidas por incêndio em bairro de Manaus

Publicado em

BRASIL

"Em princípio não temos informações de óbitos. Mas a Defesa Civil Municipal informou que em torno de 600 moradias foram atingidas”. A informação é do subcomandante geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Josemar Santos, que deflagrou um plano emergencial de contingência e acionou efetivo que estava de folga e caminhões de combate a incêndio de Iranduba e Rio Preto da Eva para atuar no controle do incêndio que atingiu residências no bairro Educandos, na Zona Sul de Manaus, na noite de segunda-feira (17).

Todos os oito postos operacionais do Corpo de Bombeiros do Amazonas, em Manaus, trabalharam na contenção das chamas. Segundo o subcomandante geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Josemar Santos, todo o poder operacional foi usado.

“A gente deu uma resposta rápida e chegamos ao local cerca de cinco minutos após o acionamento."

O acesso ao local era difícil e havia grande quantidade de carros estacionados, o que também atrapalhava o desenrolar da ação. “A dificuldade grande é o acesso difícil. Haviam muitos carros estacionados, de um lado e de outro, o que dificulta a manobra das nossas viaturas, que são grandes. Essa foi uma grande dificuldade, inclusive para reabastecer”.

Leia Também:  Policial Militar e esposa são presos por estuprar filhos e divulgar vídeos dos abusos na Internet

O secretário de segurança pública, coronel Amadeu Soares, está no local acompanhando o trabalho dos Bombeiros.

Sobre o caso

O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta de 20h34 e cerca de cinco minutos depois a primeira viatura chegou ao local para o atendimento. Os reforços chegaram em seguida. Além do efetivo de plantão, oficiais que estavam fora de serviço foram acionados. Só na primeira hora do combate, a estimativa é que cerca de 100 mil litros de água tenham sido empregados.

O incêndio de grandes proporções ocorreu na Rua Nova, beco São Francisco. As equipes dos bombeiros montaram três pontos distintos de trabalho para o combate ao incêndio. A região é de difícil acesso e as residências de madeira, construídas coladas, acabam facilitando a proliferação do fogo e dificultando o combate. 

A Secretaria de Estado da Saúde (Susam) informa que, até o momento, registrou nos serviços de emergência o atendimento de algumas vítimas do incêndio no bairro Educandos, todas com sintomas de intoxicação por inalação de fumaça. Nenhuma delas em estado grave. A Susam ressalta que as equipes de plantão nos prontos-socorros e Serviços de Pronto Atendimento ( SPAs) assim como as ambulâncias do serviço de remoção da capital estão mobilizados  e preparadas para prestar toda a assistência necessária às vítimas.

Leia Também:  Conheça o cantor por trás do sucesso 'Caneta Azul'

Além do Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar e a Polícia Civil estão na área acompanhando o caso. O Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) montou o gabinete de gestão de crise, com representantes de órgãos estaduais, municipais e federais para auxiliar nas ações emergenciais interagências.

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) informa que três escolas foram disponibilizadas para receber as famílias desabrigadas. São as escolas estaduais Estelita Tapajós, Diana Pinheiro e o Ceti Gilberto Mestrinho. A Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) também disponibilizará o hotel da Vila Olímpica.

Foram mais de três horas para os bombeiros controlarem o incêndio, mas ainda há notícias de focos de pequenas chamas no local.

A Crítica 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

BRASIL

Número de mortes por intoxicação por metanol em São Paulo sobe para cinco

Publicados

em

A Polícia Civil está conduzindo investigações em bares e adegas que levantam suspeitas; o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, informou que a Polícia Federal também está envolvida na apuração dos casos

Garrafas apreendidas durante fiscalização em bar na Mooca, zona leste de São Paulo, nesta segunda (29)Autoridades decidiram interditar cautelarmente todos os estabelecimentos que apresentem indícios de comercialização de bebidas adulteradas

O estado de São Paulo registrou um aumento no número de mortes por intoxicação por metanol, que agora chega a cinco. Os incidentes ocorreram tanto na capital quanto na região metropolitana. Até o momento, foram contabilizados 22 casos de intoxicação, sendo sete confirmados e 15 ainda em fase de investigação.

Em resposta à situação, as autoridades decidiram interditar cautelarmente todos os estabelecimentos que apresentem indícios de comercialização de bebidas adulteradas. Especialistas alertam que a contaminação por metanol geralmente está associada à falsificação de produtos, uma vez que a substância não altera o sabor ou o aroma, sendo identificável apenas em análises laboratoriais.Ainda não se sabe a origem do metanol ou como as garrafas foram contaminadas.

Polícia Civil está conduzindo investigações em bares e adegas que levantam suspeitas. O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, informou que a Polícia Federal também está envolvida na apuração dos casos de intoxicação por metanol. Um inquérito foi aberto para investigar a origem da substância e verificar se houve distribuição em outros estados

Leia Também:  Trabalhador escravizado em fazenda vivia com família entre escorpiões e pó
COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA