INSS

Prova de vida: INSS divulga novo calendário

Publicado em

BRASIL

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) divulgou hoje um novo calendário para a prova de vida para aposentados e pensionistas. Esse procedimento, que estava suspenso desde março de 2020 para contenção da covid-19, é essencial para não ter os benefícios bloqueados. As novas datas foram publicadas em uma portaria do órgão na edição de hoje do Diário Oficial da União e incluem os meses de janeiro a agosto de 2022 para quem tem prova de vida prevista entre maio deste ano e julho do ano que vem. O calendário até dezembro de 2021 (para procedimentos que perdiam a validade até abril) já havia sido divulgado anteriormente.

Veja abaixo o novo calendário da prova de vida do INSS:

*Vencimento da prova de vida em março e abril/2020: Retoma em junho/2021

*Vencimento da prova de vida em maio e junho/2020: Retoma em julho/ 2021

*Vencimento da prova de vida em julho e agosto/2020: Retoma em agosto/2021

* Vencimento da prova de vida em setembro e outubro/2020: Retoma em setembro/2021

Leia Também:  URGENTE: DJ Ivis é preso em Fortaleza por agressões contra ex-mulher, Pamella Holanda

*Vencimento da prova de vida em novembro e dezembro/2020: Retoma em outubro/2021

*Vencimento da prova de vida em novembro e dezembro/2020: Retoma em outubro/2021

*Vencimento da prova de vida em janeiro e fevereiro/2021: Retoma em novembro/2021

*Vencimento da prova de vida em março e abril/2021: Retoma em dezembro/2021

*Vencimento da prova de vida em maio e junho/2021: Retoma em janeiro/2022

*Vencimento da prova de vida em julho e agosto/2021: Retoma em fevereiro/2022

*Vencimento da prova de vida em setembro e outubro/2021: Retoma em março/2022

*Vencimento da prova de vida em novembro e dezembro/2021: Retoma em abril/2022

*Vencimento da prova de vida em janeiro e fevereiro/2022: Retoma em maio/2022

*Vencimento da prova de vida em março e abril/2022: Retoma em junho/2022

*Vencimento da prova de vida em maio e junho/2022: Retoma em julho/2022

*Vencimento da prova de vida em julho e agosto/2022: Retoma em agosto/2022

A partir de setembro de 2022, a prova de vida passa a ser feita no mês em que expira a validade do procedimento no INSS.

Leia Também:  Comercialização de carne moída terá novas regras a partir de novembro

Prova de vida em casa

A portaria do INSS também traz a possibilidade de idosos acima de 80 anos e beneficiários com dificuldades de locomoção realizarem a prova de vida em casa, mediante visita de representante do instituto.

O pedido para fazer a prova de vida em casa pode ser feito por meio da Central do INSS, pelo telefone 135; pelo aplicativo Meu INSS (Apple Store e Google Play) ou por meio de outros canais a serem disponibilizados pelo INSS. Não há a necessidade de cadastrar procuração ou do comparecimento do beneficiário ou representante a uma agência da Previdência Social.

A portaria diz ainda que um atestado médico ou declaração emitida pelo profissional competente deverá ser apresentado, nos mesmos moldes dos documentos exigidos para inclusão de procuração para fins de recebimento de benefício.

FONTE: UOL

 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

BRASIL

Número de mortes por intoxicação por metanol em São Paulo sobe para cinco

Publicados

em

A Polícia Civil está conduzindo investigações em bares e adegas que levantam suspeitas; o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, informou que a Polícia Federal também está envolvida na apuração dos casos

Garrafas apreendidas durante fiscalização em bar na Mooca, zona leste de São Paulo, nesta segunda (29)Autoridades decidiram interditar cautelarmente todos os estabelecimentos que apresentem indícios de comercialização de bebidas adulteradas

O estado de São Paulo registrou um aumento no número de mortes por intoxicação por metanol, que agora chega a cinco. Os incidentes ocorreram tanto na capital quanto na região metropolitana. Até o momento, foram contabilizados 22 casos de intoxicação, sendo sete confirmados e 15 ainda em fase de investigação.

Em resposta à situação, as autoridades decidiram interditar cautelarmente todos os estabelecimentos que apresentem indícios de comercialização de bebidas adulteradas. Especialistas alertam que a contaminação por metanol geralmente está associada à falsificação de produtos, uma vez que a substância não altera o sabor ou o aroma, sendo identificável apenas em análises laboratoriais.Ainda não se sabe a origem do metanol ou como as garrafas foram contaminadas.

Polícia Civil está conduzindo investigações em bares e adegas que levantam suspeitas. O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, informou que a Polícia Federal também está envolvida na apuração dos casos de intoxicação por metanol. Um inquérito foi aberto para investigar a origem da substância e verificar se houve distribuição em outros estados

Leia Também:  BNDES lança inclusão de MEIs em programa emergencial de crédito
COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA