Investigado por tráfico de influência e lavagem de dinheiro, Jair Renan não compareceu ao depoimento marcado para dezembro
Filho do presidente Bolsonaro, Jair Renan deve depor à PF nesta quinta-feira
BRASIL

Por Luana Patriolino.
Filho do presidente Jair Bolsonaro (PL), Jair Renan Bolsonaro deve prestar depoimento à Polícia Federal na tarde desta quinta-feira (7/4). A corporação apura a possível prática dos crimes de tráfico de influência e lavagem de dinheiro.
Segundo a investigação, Jair Renan teria atuado junto ao governo em benefício da própria empresa. O inquérito foi aberto em março de 2021, a pedido do Ministério Público Federal (MPF), com base em denúncia apresentada por parlamentares de oposição a Bolsonaro.
A PF tenta ouvir Jair Renan há quatro meses. Ele já havia sido intimado em dezembro, por meio da sua defesa, mas não compareceu ao depoimento.
O documento do inquérito indica que houve associação do filho do presidente com outras pessoas “no recebimento de vantagens de empresários com interesses, vínculos e contratos com a Administração Pública Federal e Distrital sem aparente contraprestação justificável dos atos de graciosidade. O núcleo empresarial apresenta cerne em conglomerado minerário/agropecuário, empresa de publicidade e outros empresários”.
Entenda
A Bolsonaro Jr Eventos e Mídia, empresa de Jair Renan, foi criada no fim do ano passado. A produtora que prestava serviços para o governo federal bancou a cobertura de fotos e vídeos na festa de inauguração do empreendimento.
A PF investiga se a empresa foi criada para promover articulações entre a Gramazini Granitos e Mármores Thomazini, grupo empresarial que atua nos setores de mineração e construção, e o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho.
Outro ponto que chamou atenção dos investigadores foi que o grupo empresarial que atua nos setores de mineração e construção — e que tem interesses junto ao governo federal — presenteou Jair Renan e o empresário Allan Lucena, um dos parceiros comerciais do filho do presidente, com um carro elétrico avaliado em R$ 90 mil.
“Correio Braziliense”

BRASIL
Governo federal regulamenta o tele-trabalho na administração pública

O presidente Jair Bolsonaro anunciou ontem (17) que publicará um decreto presidencial estabelecendo a possibilidade de trabalho remoto na administração pública. A mudança está prevista nas normas publicadas pela Secretaria-Geral da Presidência da República que instituem o Programa de Gestão de Desempenho para Pessoal Civil da Administração com trabalho presencial ou remoto.
Segundo o documento, a comprovação de frequência para agentes públicos que concordarem em realizar suas funções de maneira remota passará a ser a entrega periódica de demandas. A possibilidade de trabalho remoto será integral ou parcial, observada a necessidade do funcionário estar disponível para chamadas telefônicas – inclusive para atender ao público externo – durante todo o expediente.
Também há a previsão do aumento de produtividade para aqueles que optarem pelo serviço remoto. O texto cria, ainda, a possibilidade de trabalho a partir do exterior, mas apenas por tempo limitado e em “hipóteses restritas”. O regime de trabalho remoto será estabelecido seguindo os interesses da administração pública. O documento não detalha como a nova norma será implementada.
“Essa substituição tem foco na administração voltada para resultados e busca maior transparência em relação às atividades desenvolvidas pela administração pública e seus agentes”, diz o comunicado da Secretaria-Geral.
De acordo com o governo federal, a medida terá impactos sobre a produtividade do funcionalismo público, já que institui um modelo de trabalho “voltado para resultados e incremento de eficiência.”
“EBC”
-
POLÍCIA6 dias atrás
Corpos encontrados em caminhão estavam com temperos para disfarçar cheiro
-
POLÍTICA7 dias atrás
Senado pode votar hoje pacote de medidas sobre preço dos combustíveis
-
SAÚDE6 dias atrás
Total de casos de varíola dos macacos no Brasil sobe para 37
-
SAÚDE2 dias atrás
Brasil registra 18,5 mil novos casos e 53 mortes por covid-19
-
MATO GROSSO7 dias atrás
Prefeitura implanta “Hora do Crédito em Colíder” para auxiliar pequenos empreendedores
-
ECONOMIA7 dias atrás
Inflação pelo IGP-M sobe para 0,59% em junho
-
POLÍTICA6 dias atrás
Ex-deputado Boca Aberta briga com Arthur do Val na rua em Londrina
-
INTERNACIONAL7 dias atrás
Ucrânia diz à Otan que Rússia quer ditar futura ordem mundial