AGRONEGÓCIOS
Plantio de Milho Verão Atinge 72% no Brasil com Boas Condições nas Lavouras, Aponta Conab
AGRONEGÓCIOS
Avanço do Plantio Supera Ciclo Anterior e Condições Climáticas são Favoráveis
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou, em seu acompanhamento semanal, atualizações sobre o progresso do plantio do milho referente à safra de verão 2024/25. Até o dia 8 de dezembro, 72,2% da área estimada já havia sido semeada, superando o índice de 65,9% registrado no mesmo período da safra anterior (2023/24).
Os estados que lideram o avanço da semeadura incluem Paraná (100%), Santa Catarina (99%), São Paulo (98%), Minas Gerais (95%) e Rio Grande do Sul (87%). Já Goiás (85%), Bahia (60%), Piauí (6%) e Maranhão (3%) seguem em estágios mais iniciais, mas com expectativa de intensificação das atividades nos próximos dias.
Condições Climáticas Impulsionam o Desenvolvimento
De acordo com a Conab, as condições climáticas têm favorecido tanto o desenvolvimento das lavouras quanto a execução dos tratos culturais em estados como Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Goiás. No Piauí, o término do plantio da soja em algumas regiões permitiu o início das atividades com o milho. No Maranhão, a semeadura deverá ganhar maior ritmo em breve.
Estágios de Desenvolvimento das Lavouras
O levantamento da Conab detalhou que 10,6% das áreas plantadas encontram-se em fase de emergência, 56,1% avançaram para o desenvolvimento vegetativo, 18,5% estão em floração e 15,8% já alcançaram o estágio de enchimento de grãos.
Com o ritmo acelerado do plantio e as condições favoráveis em diversas regiões, a safra de milho verão 2024/25 apresenta perspectivas promissoras até o momento.
“Portal do Agronegócio”
AGRONEGÓCIOS
Fase de enchimento de grãos da soja exige cuidados para garantir produtividade máxima
Deficiências nutricionais e estresse climático podem comprometer até 30% da produção; soluções nutricionais equilibradas são essenciais para o sucesso da safra
O clima favoreceu o plantio e o desenvolvimento inicial da soja, que tem o potencial de alcançar um recorde de 166 milhões de toneladas. No entanto, para garantir o máximo rendimento da safra, os produtores devem redobrar a atenção durante a fase de enchimento dos grãos, um período crucial que demanda nutrientes essenciais para o desenvolvimento da planta.
Durante o enchimento, a soja requer uma quantidade significativa de nutrientes, e deficiências podem comprometer o peso, a qualidade dos grãos e até o valor comercial da colheita. “Se as sementes não se formam corretamente, isso afeta o vigor e a germinação, prejudicando a qualidade para replantio”, explica Bernardo Borges, gerente técnico da BRQ Brasilquímica.
Segundo Borges, problemas nutricionais ou estresse hídrico nesta fase podem resultar em perdas de até 30% na produtividade total, dependendo da gravidade do ocorrido. A Embrapa destaca que o maior consumo de água acontece do florescimento até o completo enchimento dos grãos (fase R1-R6), quando as plantas necessitam de 7 a 8 mm de água por dia.
Necessidades nutricionais e estratégias de manejo
Além de um monitoramento constante para evitar o estresse hídrico, a soja requer a presença de macronutrientes, como nitrogênio (N), fósforo (P), potássio (K) e enxofre (S), essenciais para o crescimento, a formação de proteínas e o desenvolvimento estrutural da planta. Também são necessários micronutrientes, como boro (B) e zinco (Zn), que regulam processos metabólicos e enzimáticos. “O enxofre é especialmente importante para a síntese de aminoácidos e proteínas”, complementa Borges.
Para atender a essas necessidades nutricionais, os agricultores têm à disposição soluções eficazes, como o QualyMix Suporte, da BRQ, que contém potássio, enxofre, cobre, manganês e zinco, ajudando no enchimento dos grãos e promovendo equilíbrio nutricional, ativação enzimática e resistência ao estresse. Outro produto da empresa, o N5, contém cinco fontes de nitrogênio, que liberam gradualmente esse nutriente para atender às demandas energéticas da planta ao longo do ciclo produtivo.
A BRQ também oferece o SK3030, à base de sulfeto de potássio, que fornece potássio eficiente e enxofre, essenciais para o transporte de fotoassimilados e formação de proteínas, e o Boro10, à base de boro MEA, que melhora a divisão e estabilidade da parede celular, além da absorção do nutriente pela planta, contribuindo para o bom enchimento dos grãos.
“Esses produtos, quando utilizados de forma estratégica, garantem que a soja receba os nutrientes essenciais de maneira equilibrada durante todo o ciclo, maximizando a produtividade e assegurando uma colheita de qualidade”, conclui Borges.
-
SAÚDE5 dias atrás
Brasileira mordida por macaco tem reação alérgica e volta ao Brasil
-
Agronegócios5 dias atrás
Preocupação com os Pedidos de Recuperação Judicial no Agronegócio Aumenta em 2024
-
POLÍTICA5 dias atrás
Trump diz que foi “salvo por Deus para tornar a América grande novamente”
-
POLÍTICA3 dias atrás
Zema deveria me trazer um troféu, diz Lula sobre dívida dos estados
-
SAÚDE4 dias atrás
Empregada baleada passa por segunda cirurgia, mas quadro ainda é grave
-
POLÍCIA4 dias atrás
Bando de assaltantes de banco tinha R$ 320 mil em espécie
-
POLÍCIA3 dias atrás
Detentos fazem buraco na parede e tentam fugir de cadeia no Nortão
-
COLÍDER1 dia atrás
Apostador de Colíder faz 19 pontos na Lotomania e fatura R$50 mil