Massacre em Paracatu: homem mata a ex na casa dela e outros três em igreja evangélica ( veja vídeo )
Gerente da fazenda é atingido por disparos de arma de fogo em Colniza
Publicado em 07/12/2018
TV NOTÍCIAS fala com Lindomar Jaburu, o jardineiro de Jaciara que escreveu “Felis Natal” e virou meme nas redes sociais
Variedades
TV NOTÍCIAS fala com Lindomar Jaburu, o jardineiro de Jaciara que escreveu “Felis Natal” e virou meme nas redes sociais

Por Joel Teixeira

A cidade de Jaciara a 143 km de Cuiabá e um pouco mais de 26 mil habitantes, era conhecida pelo rio Tenente Amaral e a Cachoeira da Fumaça, locais perfeitos para a prática de esportes radicais como o Rafting, rapel e canoagem. Todavia  quem chamou a atenção por lá essa semana foi um erro de português, escrito por um funcionário da prefeitura que tem um apelido sugestivo para quem mora em um lugar que é símbolo de natureza e vida, Jaburu, uma ave também conhecida no Mato Grosso como Tuiuiú. O animal imponente, possui pernas alongadas e grande  envergadura, pode ser encontrado no Amazonas, Paraguai, Uruguai e até no México.

Repercussão

Não sabemos o motivo porque Lindomar Lourenço Martins de 45 anos recebeu o apelido, mas o que é certo é que o trabalhador está muito famoso. Recentemente ele fazia reparos no jardim da  Praça Tamoios, no centro de Jaciara e segundo ele, teve a ideia de escrever a mensagem “Feliz Natal” na grama em que aparava, mas houve um erro: “ Eu só percebi que tinha escrito um “S” no lugar do “Z” quando já estava terminando o “N”, aí passou alguém e fez a foto e espalhou nas redes sociais. Cheguei a uma padaria e um amigo me avisou que eu tinha virado chacota na cidade. Fui chamado de analfabeto que a prefeitura devia ter mandado alguém me acompanhar e me orientar para não escrever errado, mas isso foi ideia minha, ninguém mandou eu escrever a mensagem, pensei em fazer na hora.”

O lado positivo da história

Lindomar Jaburu diz que sempre foi muito respeitado no município e após a repercussão, ficou muito feliz porque recebeu apoio da maioria da população, “Eu não desejo nada de mal a quem me criticou, espero que ele seja feliz também, com “s” ou com “z” o importante é fazer o bem. Sei que isso foi espalhado para denegrir a imagem da administração e acabou me atingindo.”

A prefeitura se manifestou em defesa de Jaburu

Diante da polêmica a prefeitura de Jaciara publicou uma nota na página oficial dela no Facebook:

"Na manhã desta quarta-feira, nos deparamos com essas imagens circulando em diversos grupos do WhatsApp e em perfis e páginas do Facebook.

Informamos que repudiamos qualquer piada feita diante desta situação.

Sabemos da boa intenção do Jaburú, que é um excelente profissional e tem o nosso respeito."

Nós falamos com o jardineiro nessa Sexta-Feira(7) e Jaburu disse que é o dia em

que a esposa dele, dona Geralda dias Martins, faz 40 anos. Ele nasceu em Cambé no Paraná e chegou à Jaciara, ainda menino, com 10 anos. Lindomar vive na cidadezinha com a mulher e o filho, Gabriel Dias Martins de 14 anos.

O agora famoso funcionário da prefeitura, perguntado sobre o grau de escolaridade dele, disse à nossa reportagem que possui o “Segundo Grau completo” e sabe que se escreve “feliz” em vez de “felis.”

Perguntado sobre o que aprendeu com toda a repercussão sobre o fato, ele disse, “isso serve para quem apenas aponta os erros, mas não vê o caráter da pessoa.”

A página em que a prefeitura publicou o apoio ao funcionário tem mais de 43 mil reações e mais de 18 mil compartilhamentos. A maioria dos comentários é de solidariedade a Jaburu.

Lindomar deixou uma mensagem a você que acompanha essa matéria:

“Faça sempre o bem sem olhar a quem. Feliz Natal!”

 

Notícias com enfoque no Estado de Mato Grosso
Todos os direitos reservados ao Grupo Joel Teixeira