CUIABÁ

Siga nossas redes

No total, são cumpridos cinco mandados de prisão preventiva e sete de busca e apreensão

Operação prende quadrilha que roubava caminhonetes

Publicado em

POLÍCIA

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Veículos Automotores (DERFVA), com apoio da Gerência de Operações Especiais (GOE), deflagrou na manhã desta terça-feira (28), a Operação Terminus para cumprimento de 12 ordens judiciais, decretados dentro de investigações de roubos de caminhonetes em Cuiabá.

No total, são cumpridos cinco mandados de prisão preventiva e sete de busca e apreensão domiciliar, decretados pelo Núcleo de Inquéritos Policiais da Comarca de Cuiabá.

As ordens judiciais são cumpridas na Capital e contam com a participação de 30 policiais civis, sendo 17 investigadores, 10 escrivães e três delegados de polícia, divididos em seis equipes.


Investigações

A Operação Terminus foi deflagrada com base em investigações da DERFVA que apuraram roubos de veículos, em especial caminhonetes, ocorridos em Cuiabá nos anos de 2020 e 2021, praticados com emprego de armas de fogo e concurso de agentes.

Durante os trabalhos, foi identificada uma organização criminosa envolvida nos roubos e também em outros crimes como furtos, adulteração de sinais identificadores de veículos automotores, falsificação e uso de documentos públicos e falsidade ideológica.

Leia Também:  Mãe e filho são mortos por homem encapuzado em Rondonópolis


Estrutura da organização

A organização criminosa contava com uma estrutura complexa, incluindo imóveis locados previamente, para ocultação dos veículos roubados/furtados e adulteração dos sinais identificadores, antes de realizar seu transporte para a Bolívia, havendo indícios de ramificação do grupo no país vizinho.

O delegado responsável pelas investigações, Maurício Maciel Pereira Júnior, destacou que as investigações apontaram que um dos líderes do grupo possui vínculo com organização criminosa na cidade do Rio de Janeiro, notadamente na favela da Maré.

“A operação busca a desarticulação do grupo criminoso, obtendo importantes elementos de informação e de prova sobre os crimes praticados e sobre a identidade de outros membros, medidas essas fundamentais para o êxito das investigações e para cessação das atividades criminosas”, explicou o delegado.

Nome da Operação

“Terminus” indica a fase de conclusão das investigações que identificaram a organização criminosa, assim como o foco no encerramento na atuação do grupo.

“PJCMT”

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

POLÍCIA

PF faz operação contra fraudes em licitações de equipamentos de robótica em Alagoas

Publicados

em

A Polícia Federal realiza, na manhã desta quinta-feira (1º), uma operação contra uma organização criminosa suspeita de fraudar licitações e lavar dinheiro em Alagoas. A operação conta com o apoio da Controladoria-Geral da União (CGU).

Mais de 110 agentes e 13 servidores do CGU cumprem 29 mandados de busca e apreensão e dois de prisão em Alagoas, Pernambuco, São Paulo, Goiás e no Distrito Federal.

Segundo a investigação, os crimes teriam ocorrido entre 2019 e 22, em licitações relacionadas ao fornecimento de equipamentos de robótica para 43 municípios de Alagoas. As contratações seriam direcionadas de forma ilícita a uma única empresa fornecedora dos equipamentos.

A CGU identificou que essas fraudes geraram prejuízo de R$ 8,1 milhões ao estado.

Além dos mandados, a Justiça também determinou o bloqueio de bens e a suspensão de contratos entre a empresas investigadas e os municípios alagoanos que receberam recursos do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE).

“Polícia Federal”

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Policiais apreendem diversas porções de entorpecentes e prende suspeita por tráfico de drogas
Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA