Carreta tomba na BR-163, pega fogo e motorista consegue quebrar o vidro e sair em Guarantã do Norte
CPI deve questionar presidente da Anvisa nesta terça sobre proposta de alteração da bula da cloroquina
Bolsonaro opera orçamento paralelo para aliados, indica jornal
Tiroteio em bar termina com um morto e dois feridos em Lucas
Publicado em 09/04/2021
Polícia Federal deflagra Operação Checker para combater fraudes no Auxílio Emergencial.
Policia
Polícia Federal deflagra Operação Checker para combater fraudes no Auxílio Emergencial.

A Polícia Federal deflagrou nesta manhã (6/4) a “Operação Checker”, para desarticular esquema de fraudes no Auxílio Emergencial, no Paraná. Policiais federais deram cumprimento a 2 Mandados de Busca e Apreensão e a 2 Mandados de Prisão Preventiva, expedidos pela Vara Federal de Umuarama/PR. As medidas adotadas hoje visam a desmantelar esquema e identificar possível envolvimento de organização criminosa.

De acordo com as investigações, para efetuarem as fraudes, os investigados faziam uso de programas de computador geradores de CPFs e softwares chamados “checkers”, que indicavam os titulares aptos a receberem o Auxílio Emergencial. Os saques eram realizados diretamente no caixa eletrônico, na agência bancária, ou então, quando em valores maiores, por meio de transferência através do sistema PIX.

O líder do esquema já foi investigado por outros crimes similares, coordenando golpes anteriores, na região de Umuarama, envolvendo falsificação de documentos. Ele atuava no saque fraudulento do Auxílio Emergencial, com a utilização de softwares desenvolvidos por hackers, desde o início do programa.

Estima-se que o prejuízo causado às vítimas das referidas fraudes, bem como aos cofres públicos, apenas pelos levantamentos iniciais, seja próximo a R$ 1 milhão, sem considerar outros potenciais envolvidos, o que será possível investigar a partir da análise do material arrecadado.

***A operação foi batizada de “Checker”, em referência ao programa utilizado pelos investigados para obter acesso aos CPFs com potencial saldo em conta vinculada ao Auxílio Emergencial.

'PF'

Polícia cumpre mandados contra milícia que explora imóveis na Muzema
Pai da campeã do 'BBB 21' Juliette vive em casinha de barro na Paraíba
SP suspende preventivamente vacinação contra Covid de grávidas com comorbidades
Segurança de mercado e mais 3 são presos por mortes de homens que furtaram carne
Notícias com enfoque no Estado de Mato Grosso
Todos os direitos reservados ao Grupo Joel Teixeira