MULHER
Filósofa e ativista, Angela Davis completa 78 anos hoje
MULHER


Hoje dia 26 de janeiro Angela Davis completa 78 anos. Ao lado de pensadoras negras como bell hooks , Davis é considerada uma das mais importantes ativistas e pensadoras do movimento negro, respeitada mundiamente, com destaque em seus trabalhos que fazem a intersecção de classe, raça e gênero.
Angela Yvonne Davis é filósofa, ativista, escritora e professora do departamento de estudos feministas da Universidade da Califórnia. Em sua trajetória política se tornou próxima do Partido dos Panteras Negras e se tornou conhecida internacionalmente por ter sido presa por uma falsa acusação de atentado, mobilizando a enorme campanha “Libertem Angela Davis” nos anos 70. Esse evento, marcante para a vida da intelectual, foi esmiuçado no livro “Angela Davis – Uma autobiografia” e no documentário “Libertem Angela Davis”.
Ao sair da prisão, Davis retomou sua produção intelectual e ativismo político com o foco em raça em gêneroi e chegou a concorrer à vice-presidência dos Estados Unidos, entre os anos 1980 e 1984 pelo Partido Comunista daquele país. Se tornando até hoje um símbolo de luta antirracista, especialmente quando se debate a dupla opressão de mulheres negras, sendo uma das teoricas mais importantes atualmente sobre feminismo negro.
Davis esteve no Brasil várias vezes, sempre reunindo multidões em suas palestras e seminários. Entretando, seus livros só começaram a ser traduzidos para português há poucos anos, como é o caso de “Mulher, Raça e Classe”, publicado pela Boitempo Editorial. Além de se engajar nas pautas raciais e de gênero, Angela Davis ativista pela libertação da Palestina e anti-prisional, dois temas bastante explorados em seu último livro “A liberdade é uma luta constante”.


MULHER
Descoberta por Luana Piovani, modelo carioca faz sucesso no exterior


“Ela estava fazendo as unhas no salão Werner e me viu saindo do turno de trabalho. Logo sugeriu que eu deveria seguir a carreira como modelo. No começo, achei que não seria possível, mas um ano depois resolvi aceitar o desafio e comecei a trabalhar na área”, lembra Luanna Pinheiro sobre o início de sua carreirab como modelo, que teve o apoio da atriz Luana Piovani.
Nascida e criada no centro do Rio de Janeiro, Luanna Pinheiro de 31 anos, trabalhava como assistente de maquiagem em um salão do Leblon, quando foi descoberta por Luana Piovani, em 2010. O “empurrãozinho” de Piovani foi fundamental: “foi ela quem pegou o telefone e ligou para profissionais da área”, diz a xará da atriz, que hoje desponta na moda internacional.
Leia Também
Desde então Luanna trabalhou em mercados disputados, como Nova Iorque e Londres. De ascendência indígena, a bela de traços marcantes já estampou editoriais em algumas das mais prestigiadas publicações do segmento, como i-D Magazine e Marie Claire USA, entre diversas outras, além de ter estrelado campanhas para gigantes como Natura, Jack Daniel’s, Mara Hoffman e Accessorize.
“Cada detalhe dessa jornada foi fundamental para que eu pudesse chegar até aqui, sou muito grata a todos que me ajudaram e acreditaram em mim. Me enche de alegria poder representar o Brasil em trabalhos na moda internacional”, finaliza.
-
JURÍDICO7 dias atrás
Bolsonaro é condenado em 2ª instância por ataques à imprensa
-
POLÍTICA6 dias atrás
Marina Silva diz que permanência em ministério é decisão de Lula e falta a churrasco no Alvorada
-
AGRONEGÓCIOS6 dias atrás
Com supersafra colhida, exportações de soja do Brasil devem crescer 19% em 2023
-
EDUCAÇÃO7 dias atrás
Pesquisa mostra por que brasileiros deixam escola
-
ECONOMIA7 dias atrás
Programa do carro popular está na contramão do ajuste fiscal e da reforma tributária, diz especialis
-
ECONOMIA4 dias atrás
Previsão de inflação do mercado financeiro cai para 5,71% este ano
-
POLÍTICA4 dias atrás
Lula diz a Alexandre de Moraes que indicará ministro do STF nesta semana
-
ECONOMIA3 dias atrás
Gasolina deve subir em 22 estados e no Distrito Federal com novo ICMS