CUIABÁ

Siga nossas redes

MULHER

Filósofa e ativista, Angela Davis completa 78 anos hoje

Publicado em

MULHER


source
Angela Davis é uma das mais importantes ativistas do movimento negro e  pensadora do feminismo negro
Reprodução/ Boitempo

Angela Davis é uma das mais importantes ativistas do movimento negro e pensadora do feminismo negro

Hoje dia 26 de janeiro Angela Davis  completa 78 anos. Ao lado de  pensadoras negras como bell hooks , Davis é considerada uma das mais importantes ativistas e pensadoras do movimento negro, respeitada mundiamente, com destaque em seus trabalhos que fazem a intersecção de classe, raça e gênero. 

Angela Yvonne Davis é filósofa, ativista, escritora e professora do departamento de estudos feministas da Universidade da Califórnia. Em sua trajetória política se tornou próxima do Partido dos Panteras Negras e se tornou conhecida internacionalmente por ter sido presa por uma falsa acusação de atentado, mobilizando a enorme campanha “Libertem Angela Davis” nos anos 70. Esse evento, marcante para a vida da intelectual, foi esmiuçado no livro “Angela Davis – Uma autobiografia” e no documentário “Libertem Angela Davis”.

Leia Também:  CNM completa 42 anos e elenca conquistas para os municípios

Ao sair da prisão, Davis retomou sua produção intelectual e ativismo político com o foco em raça em gêneroi e chegou a concorrer à vice-presidência dos Estados Unidos, entre os anos 1980 e 1984 pelo Partido Comunista daquele país. Se tornando até hoje um símbolo de luta antirracista, especialmente quando se debate a dupla opressão de mulheres negras, sendo uma das teoricas mais importantes atualmente sobre feminismo negro. 

Davis esteve no Brasil várias vezes, sempre reunindo multidões em suas palestras e seminários. Entretando, seus livros só começaram a ser traduzidos para português há poucos anos, como é o caso de “Mulher, Raça e Classe”, publicado pela Boitempo Editorial. Além de se engajar nas pautas raciais e de gênero, Angela Davis ativista pela libertação da Palestina e anti-prisional, dois temas bastante explorados em seu último livro “A liberdade é uma luta constante”. 

Fonte: IG Mulher

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MULHER

Você sabe perdoar? Saiba o que fazer para conseguir

Publicados

em


source
Você sabe perdoar? Saiba o que fazer para conseguir
Michele Sensitiva

Você sabe perdoar? Saiba o que fazer para conseguir

Muitas pessoas possuem grande dificuldade em perdoar , em entender o que se passou, o que levou a agir como agiu em detrimento e como é que isso tudo teve um resultado doloroso, muitas vezes quase que insuperável. Seguir em frente é muito difícil e se estamos neste plano terreno para evoluir, superar profundas mágoas , é sim um aprendizado real e desafiador.

JÁ CONFERIU O HORÓSCOPO DO DIA HOJE? VENHA VER A MENSAGEM DOS ASTROS PARA VOCÊ

Sempre pensamos no perdão quando temos internamente a dificuldade em perdoar alguém, superar, resolver, sublimar… Mas, já pensou em como é a posição de quem sabe que errou e que depende do perdão desse perdão?

O perdão sempre mexe com sentimentos, pensamentos, emoções muito sombrias e é preciso ser muito espiritualizado, conectado com o lado da fé e da bendita boa sorte, para transpor e seguir com a caminhada.

Dependendo da evolução de cada ser, receber o perdão pode representar muito ou muito pouco. Muitas pessoas que repetidas vezes cometem os mesmos erros são perdoadas e persistem –  mesmo de forma involuntária. Estas vão necessitar descobrir o autoperdão , que por muitas vezes, o erro cometido nem é contra terceiros, mas sim contra si mesmo por sabotagem.

Leia Também:  "Ataque dos cães" lidera indicações ao Oscar; confira lista completa

Aprenda todos os dias a olhar para o próximo, mesmo que não seja tão íntimo, com o verdadeiro amor humano, aquele que não julga. O amor compreende a limitação, não fará com que a fraqueza do semelhante seja um chão para passos duros. Para quem espera o perdão, também é um processo do verdadeiro amor humano, pois aquele que abraça o auto perdão e a compaixão pela força que aquele semelhante precisa  adquirir para se reorganizar internamente, requer também saber esperar o tempo do outro.

Ser perdoado, é um caminho de muitas pedras, um caminho solitário sem a menor autonomia, uma situação de angústia passiva que somente muita humildade e paciência pode alinhar e deixar que tudo se reorganize, mesmo que com arestas. Uma boa conversa interna sempre ajuda quem errou a entender suas motivações negativas, ou seja, perceber o que levou aos atos que criaram a situação a ser superada.

Leia Também

Cada passo que damos vamos em frente, com nenhuma certeza. Mas, se nele estivermos motivados a ser um pouco melhores a cada dia, tudo clareia, se melhora e fica mais fácil viver. Deixe ir, deixe ficar, com fé na bendita boa sorte, sempre acaba ficando tudo bem.

Leia Também:  Bota um cropped! Quais signos estão prontos para reagir?

Quer saber mais sobre as energias que nos esperam em 2022? Confira as Previsões 2022 e dicas de simpatias para começar o ano novo com o pé direito para uma nova fase em um novo ciclo.

Texto: Michele Sensitiva, taróloga, trabalha também com a Mesa Radiônica e a Astrologia. Além disso, também lê borra de café, baralho de naipes, Baralho Cigano e Dadomancia. 

Site: www.michelesensitiva.com 

LEIA TAMBÉM

Fonte: IG Mulher

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA