CUIABÁ

Siga nossas redes

MATO GROSSO

Museu de Arte Sacra de Mato Grosso recebe a exposição “Qual é a sua cruz?”

Publicado em

MATO GROSSO


O Museu de Arte Sacra de Mato Grosso (MASMT) recebe entre os dias 13 de fevereiro e 08 de maio a exposição coletiva “Qual é a sua cruz?”. A mostra reúne 79 cruzes elaboradas por 56 artistas do Centro-Oeste brasileiro, sob a curadoria de Daisy Estrá e organização de Gervane de Paula.

Entre os artistas expositores estão: Adir Sodré, Babu 78, Benedito Nunes, Conceição Bugres, Clovis Irigaray, Dalva de Barros, Gervane de Paula, Humberto Espindola, João Sebastião, Waldomiro de Deus, Paulo Pires, entre outros nomes das artes plásticas da região.

A coleção é resultado do projeto do artista Gervane de Paula, intitulado “Sofram Comigo, vamos dividir essa cruz”, que partindo de uma necessidade própria enquanto confeccionava suas próprias cruzes, convidou os demais expositores a responder plasticamente, resultando em um conjunto de estilos e narrativas variadas.

“Trata-se de uma oportunidade rara já que não são obras de acervos públicos e sim particular, vê-las depende de proprietários altruístas, que ao dispô-las, compartilham com o público a riqueza da cultura brasileira. A coleção constrói uma narrativa imagética que acaba sendo sintética de uma das regiões mais ricas culturalmente do Brasil”, afirma Daisy Estrá.

Leia Também:  Museu apenas de NFTs é inaugurado nos Estados Unidos

As temáticas abordam fenômenos transitórios da realidade cotidiana sobre cruzes de madeira trabalhadas com cores quentes e fortes, entremeadas por materiais inusitados como chifres, couro de boi, casco e ossos de animais, pedras, cerâmica, lata, borracha, tecido, plástico e tantos outros materiais, que formam uma complexa rede que exprime o universo simbólico de cada artista.

A exposição “Qual é a sua cruz?” se propõe a apresentar ao visitante o Centro-Oeste brasileiro de forma poética. “Não há no projeto uma linha estética engessada e pode-se ver produções mais acadêmicas até arte urbana altamente contestadora e politizada. O que as une no conjunto é a criação de uma espécie de RG artístico da região em que atuam, trazendo nomes de gerações distintas para conversar com a contemporaneidade”, finaliza Daisy Estrá.

O Museu de Arte Sacra de Mato Grosso está localizado no prédio do Seminário Nossa Senhora da Conceição, ao lado da Igreja Nossa Senhora do Bom Despacho, em Cuiabá. O MASMT é um dos equipamentos culturais da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT).

Leia Também:  Mato Grosso registra 620.936 casos e 14.258 óbitos por Covid-19

Serviço

Exposição “Qual é a sua cruz?”

Quando: de 13 de fevereiro a 08 de maio de 2022

Visitação: de quarta-feira a domingo, das 09h às 17h

Local: Museu de Arte Sacra de Mato Grosso, localizado na rua Clóvis Hugney, praça do Seminário, nº 239 – Cuiabá-MT

*Com informações da assessoria

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Secretaria de Agricultura promove a 1ª Feira da Agricultura Familiar de Colíder

Publicados

em

Com o intuito de reunir agricultores para a troca de informações, sabores e saberes, a secretaria municipal de Agricultura, estará realizando, durante a Expolíder 2022, a 1ª Feira Regional da Agricultura Familiar.

A feira será nos dias de 13, 14 e 15 de julho, no parque de Exposições do município. O secretário de Agricultura, Benedito Moreira Brito e toda sua equipe, estão se dedicando com afinco à realização deste evento.

A feira é voltada aos agricultores familiares (assentados e tradicionais), pecuaristas, técnicos, acadêmicos do curso de agronomia e áreas afins, profissionais, pesquisadores, representantes de entidades públicas  e privadas voltadas ao campo.

Quem deseja participar, pode se inscrever antecipadamente clicando aqui. 

Além da exposição e divulgação dos produtos da agricultura familiar, produzidos em Colíder, a feira contará com várias palestras, tendo temas diversos todos voltados para o homem do campo.

Programação                              

13 e 14 de julho

Exposição, divulgação e comercialização de produtos oriundos da Agricultura Familiar.

Leia Também:  Integrante de organização criminosa é preso com 26 tabletes de maconha em Cuiabá

15 de Julho

7h00min

Acolhimento / Chegada dos participantes – Café Da Roça.

8h30min     

Palestra 01: Gestão Financeira na Agricultura Familiar – Sicredi Grandes Rios MT/PA/AM

9h30min

Palestra 02 – Políticas Públicas do Governo Estadual de Mato Grosso para Agricultura Familiar-Silvano Amaral

10h30min

Intervalo- Coffee Break

11h00min

Palestra 03: Diversificação da Produção, com alternativas de redução dos custos de produção para a atividade leiteira, com Douglas Brasil Nogueira Gaeti -Médico Veterinario Rehagro-MG

12h00min

Almoço

13h30min

Palestra 04: Estratégias Essenciais para Produção de Ganhos Produtivos-Embrapa

14h30min

Palestra 05: Custos de Produção de Leite: Desafio Ou Oportunidades? Cleiton Gauer , Superintendente do Imea.

15h00min

Encerramento

“Colíder MT”

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA