Se confirmada, a colheita brasileira virtualmente encerrada deverá crescer 21,1% sobre a temporada anterior

Safras eleva previsão de colheita de soja do Brasil para 155,66 mi t com destaque em MT e mais dois Estados

Publicado em

AGRONEGÓCIOS

A produção brasileira de soja em 2022/23 deverá totalizar 155,66 milhões de toneladas, estimou nesta sexta-feira a consultoria Safras & Mercado, ao elevar sua previsão em quase 600 mil toneladas na comparação com o número de abril.

Se confirmada, a colheita brasileira virtualmente encerrada deverá crescer 21,1% sobre a temporada anterior.

O avanço e a finalização da colheita na maior parte do país confirmaram a expectativa de grandes produtividades médias em importantes Estados produtores, notou a consultoria.

“Dessa forma, foram feitos ajustes positivos nas produtividades médias esperadas em Estados de todas as regiões, com destaque para os Estados do Paraná, Mato Grosso e Bahia, que estão atingindo recordes de produtividade”, disse o consultor de Safras & Mercado, Luiz Fernando Roque.

A alta na produção nacional foi efetivada apesar de o Rio Grande do Sul ter tido novamente sua expectativa de produtividade média reduzida devido aos problemas climáticos que atingiram parte do Estado nesta temporada.

“Mesmo assim, a produtividade média do Estado gaúcho será superior à registrada na safra passada, visto que os problemas desta temporada foram menos amplos”, completou.

Leia Também:  Acidente entre motocicleta e caminhonete deixa um morto em MT

Enquanto a produtividade média do Brasil foi vista em mais de 3.500 quilos por hectare, o Rio Grande do Sul deve colher 2.160 kg/hectare.

“Reuters”

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

AGRONEGÓCIOS

Moagem de cana em Minas Gerais cai 3,4% e produção de etanol recua 18%, aponta SIAMIG

Publicados

em

Safra 2025/26 registra avanço no encerramento das usinas, maior participação do açúcar e menor rendimento industrial do ATR

Moagem de cana em Minas Gerais cai 3,4% e produção de etanol recua 18%, aponta SIAMIG

A moagem de cana-de-açúcar em Minas Gerais atingiu 71,3 milhões de toneladas na safra 2025/26, o que representa uma queda de 3,4% em comparação ao mesmo período da temporada anterior, segundo dados divulgados pela SIAMIG (Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais).

Até o momento, 16 unidades produtoras já encerraram a moagem, número significativamente superior às três unidades que haviam finalizado as atividades no mesmo período do ano passado, indicando um adiantamento no ritmo de processamento.

Produção de etanol tem forte retração

A produção total de etanol no estado alcançou 2,52 bilhões de litros, uma redução de 18% em relação à safra passada. Desse volume, 1,57 bilhão de litros correspondem ao etanol hidratado, que registrou queda de 20,7%, enquanto 951 milhões de litros foram de etanol anidro, com redução de 13,5%.

A diminuição da oferta está associada à menor moagem e à maior destinação da cana para a produção de açúcar, reflexo da rentabilidade mais favorável desse produto no mercado internacional.

Leia Também:  Carros batem de frente e idoso de 60 anos morre em estrada de MT
Açúcar ganha participação no mix industrial

A produção de açúcar totalizou 5,25 milhões de toneladas, o que representa uma queda leve de 1,6% frente ao mesmo período da safra anterior. Apesar da retração, o mix de produção mostra que 56% da cana processada foi destinada à fabricação de açúcar, um avanço de cinco pontos percentuais em relação ao mesmo intervalo do ciclo passado.

Essa mudança reforça a tendência de priorização do açúcar nas usinas mineiras, diante dos preços mais atrativos no mercado externo e da volatilidade no setor de biocombustíveis.

Rendimento industrial apresenta queda

O Açúcar Total Recuperável (ATR) acumulado por tonelada de cana está em 137,6 kg, desempenho 5% inferior ao registrado no mesmo período da safra 2024/25. O indicador reflete condições climáticas menos favoráveis e menor concentração de açúcares na matéria-prima processada.

Fonte: Portal do Agronegócio

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CIDADES

POLÍTICA

MULHER

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA